Impactos da Liderança Despreparada

Quando um profissional é promovido a uma posição de liderança, surge com o novo título novas responsabilidades e novos desafios: inspirar uma equipe, superar metas e alcançar em conjunto os resultados almejados pela empresa. Parece emocionante, não é? Mas aqui está a reviravolta: nem sempre esses líderes ascendentes são devidamente preparados para a jornada que têm pela frente.

 

As consequências da liderança despreparada nas equipes

 

Uma pesquisa realizada pela Oji Labs, em parceria com a Harris Research, conduzida com 2.066 colaboradores, revelou dados alarmantes: 20% dos respondentes sofrem de insônia como consequência de decisões de novos gestores com pouco treinamento. Além disso, mais de um terço considerou pedir demissão por conta de comportamentos da liderança. Em relação à saúde emocional, 41% relataram um aumento no estresse e na ansiedade e 40% afirmaram sentir falta de confiança.

 

O estudo ainda propôs uma comparação entre a nova liderança, despreparada para exercer a função, com o melhor líder que os respondentes já tiveram, e estes obtiveram resultados significativamente melhores: mais de 80% consideraram o melhor líder como forte nas habilidades de “reduzir conflitos”, “lidar com situações difíceis”, “prover feedbacks de qualidade”, “comandar uma reunião de maneira produtiva” e “tomar decisões”.

 

Leia mais:

Como Líderes desenvolvem pessoas na prática?

Colaboração intencional: Como aumentar a produtividade da sua equipe de trabalho

Como tornar o desenvolvimento de talentos eficaz nas organizações?

 

O impacto para as organizações

 

Os efeitos da liderança despreparada para as equipes também se reflete nas organizações em diversos aspectos, como:

  • perda de talentos;
  • impacto nos resultados da equipe;
  • falta de motivação e engajamento da equipe com a organização;
  • sobrecarga de trabalho da liderança, como consequência da dificuldade em delegar tarefas.

Para resolver todos esses problemas, as empresas desperdiçam tempo e dinheiro, aumentando ainda mais as consequências de promover colaboradores a líderes sem o devido planejamento e preparação.

 

Como evitar esse cenário?

 

A maneira mais eficaz de mitigar esses acontecimentos é através do desenvolvimento. Quando esse processo de promoção acontece de forma organizada e planejada, com treinamentos voltados para superar os desafios que as pessoas enfrentarão em posições de liderança, elas se sentem mais preparadas e confiantes, e essas emoções são transmitidas para a equipe, diminuindo o medo pela mudança e aumentando a segurança com a nova liderança.

Desenhar a jornada de capacitação para a formação de líderes não é uma tarefa simples, por isso, é fundamental o apoio de especialistas nesse processo. A maisPS possui mais de 20 anos de experiência na formação de líderes de alto impacto, obtendo resultados positivos nas equipes e organizações. Para saber mais, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *