Eventos Corporativos: Engajando Colaboradores no Mundo Moderno

eventos corporativos

No cenário empresarial contemporâneo, os eventos corporativos emergem como peças fundamentais na estratégia de gestão de pessoas, ocupando um espaço significativo nas prioridades das organizações. De acordo com dados de um levantamento da Statista, 62% dos RH’s de empresas estão preocupados em realizar o planejamento e a execução de eventos. Entretanto, contrastando com essa priorização, uma pesquisa da Deloitte revelou que 45% dos colaboradores expressaram insatisfação em relação aos eventos realizados ao longo do ano de 2022.

Esses números distintos pintam um quadro intrigante sobre a percepção dos colaboradores em relação aos eventos corporativos. Revelam uma lacuna entre a importância atribuída por gestores e a efetividade percebida pelos funcionários. Essa discrepância evidencia uma preocupação substancial das empresas em criar engajamento efetivo durante tais ocasiões. A visão dos colaboradores, expressa pela taxa significativa de insatisfação, ressalta a complexidade e a amplitude do desafio que é promover o engajamento real em eventos corporativos. Esses dados, portanto, não apenas corroboram a relevância desses eventos na estratégia empresarial, mas também lançam luz sobre a urgência de repensar abordagens para garantir uma participação mais efetiva e gratificante dos colaboradores.

Neste material, vamos destacar alguns vieses que compõem esse cenário desafiador e te ensinar algumas técnicas e ferramentas para manter os colaboradores engajados em eventos corporativos.

Como o viés psicossocial influencia no engajamento

Este ponto surgiu através de uma contribuição da Isabella Guerra, durante o nosso evento online “Estratégias inovadoras para seu Workshop de Ativação 2024”:

“Nós somos seres biopsicossociais, precisamos nos sentir confortáveis no ambiente em que estamos, com nossas necessidades fisiológicas e biológicas bem atendidas, para que possamos expressar nossa parte psicológica e agregar conhecimento e comportamento ao nosso dia-a-dia. Por isso, não é à toa que as pessoas gostam de falar: ‘estou feliz nesse lugar’, ‘me sinto confortável’ ou ‘não me sinto confortável’”.

Esse aspecto se refere a uma característica inerente a todos os seres humanos: gostamos de estar bem, nos sentir bem e confortáveis nos ambientes que frequentamos. Parece algo óbvio e simples, mas é importante levar esse aspecto em consideração na hora de planejar um evento corporativo, para evitar percepções e sensações negativas sobre o momento.

Para evitar problemas nesse quesito, é importante considerar aspectos básicos, como iluminação, limpeza, temperatura e disposição dos elementos no ambiente.

Viés da ‘infoxicação’

Nosso Cofundador Daniel Spinelli trouxe uma ótima contribuição neste mesmo Webinar sobre esse viés:

“Estamos no momento que está sendo chamado de ‘infoxicação’, um excesso de informações. Então, promover um workshop para dar só mais informações para as pessoas, talvez seja uma das grandes razões para as pessoas estarem achando os conteúdos repetitivos. Se vamos sincronizar as agendas, precisamos aproveitar esse momento riquíssimo e raro de ter as pessoas juntas”.

Esse aspecto traz luz para dois aspectos muito importantes: conteúdo e formato. São pontos muito importantes para conquistar a atenção e o engajamento dos participantes, e se um deles não for bem planejado, dificilmente o evento terá o sucesso esperado.

Agora que já exploramos um pouco sobre alguns fatores por trás do desafio de engajamento em eventos corporativos, vamos trazer algumas dicas práticas de ferramentas e iniciativas para superar os obstáculos e alcançar o sucesso.

Dicas fundamentais para um evento corporativo de sucesso

Dica #1: Um bom evento começa sempre por um bom planejamento

Lembra do estudo da Deloitte que mencionamos no início deste material, onde 45% dos colaboradores expressaram insatisfação em relação aos eventos realizados ao longo do ano de 2022? Pois bem, entre os principais motivos para essa sensação está “organização ineficaz”, reclamado por 25% dos respondentes da pesquisa.

Esse dado mostra como a falta de planejamento afeta a percepção dos participantes de eventos corporativos. Para evitar essa situação, uma boa prática é criar squads multidisciplinares para a organização, para envolver toda a organização no projeto e considerar os pontos de vista e especificidades de cada área da empresa.

Para que essa equipe atue da melhor maneira, é importante que os membros disponham de documentos compartilhados e sessões de brainstormings, para otimizar o tempo de reuniões e encontros de planejamento e também documentar a evolução do processo, com um cronograma definido para detectar rapidamente alguma demanda em atraso.

Dica #2: Incentive a colaboração através da gamificação

A maisPS se apoia fortemente na gamificação em suas iniciativas e vê grandes retornos positivos dessas dinâmicas, como explica Daniel Spinelli:

“Quando aplicamos a gamificação, percebemos que as pessoas mergulham no processo e se esquecem de tudo por um momento, focando em dar o melhor de si mesmos e descobrir algo novo. Então, o que poderia parecer algo contraprodutivo, vemos que o efeito positivo posterior vale a pena, pois é um momento de descontração com aprendizagem, quando bem planejado”.

A prática de utilizar jogos para engajamento e conexão dos participantes de um evento corporativo tem potencial de alcançar grandes resultados, quando aplicado de forma estratégica e alinhado com o objetivo e com o tema central do encontro. Em alguns casos, as dinâmicas são tão marcantes que os participantes se lembram e a aplicam ainda durante anos depois.

Dica #3: Flexibilidade – ouça o público e entregue o que ele quer

Essa dica também é inspirada em um caso prático utilizado pela maisPS, como relatou Spinelli:

“Em um workshop de líderes, nós combinamos com o cliente de ter várias ‘cartas na manga’, e no final do primeiro dia de evento, os participantes debateram sobre os possíveis temas e programação para o segundo dia e escolheram em conjunto”.

Para engajar a participação ativa do público em um evento, é fundamental incentivar a participação e praticar a escuta ativa com os participantes, para entender suas necessidades e desejos e personalizar o conteúdo de acordo com o que for apresentado nas trocas das dinâmicas.

Como aplicar tudo isso?

O caminho para engajar colaboradores em eventos corporativos não é fácil. Existem vários fatores que influenciam na participação e satisfação das pessoas, tornando este um grande desafio. Mas, como mostramos aqui, a trajetória da maisPS mostra que é possível ter sucesso com essa iniciativa e fazer parte da memória dos participantes.

As dicas de ferramentas trazidas aqui são extremamente importantes para ter sucesso em um evento corporativo. Sabemos que colocar essas iniciativas em prática não é fácil, e é por isso que estamos aqui, para te ajudar nessa jornada. Combinamos nossos mais de 20 anos de experiência no mercado às nossas pesquisas e estudos constantes para proporcionar os melhores treinamentos aos nossos clientes. Clique aqui e saiba mais sobre nossas metodologias e resultados.

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