Como Líderes desenvolvem pessoas na prática?

Em um cenário cada vez mais desafiador de gestão de pessoas, as discussões sobre o tema nas organizações evoluíram e passaram a considerar aspectos emocionais no bem-estar dos colaboradores. Nesse sentido, fatores como confiança, segurança e bem-estar se tornaram mais evidentes. Vamos abordar sobre como a preparação para a liderança assumir o papel de desenvolver pessoas constrói um ambiente de segurança psicológica e resulta em maior retenção de talentos. 

 

O panorama de uma liderança que desenvolve pessoas

 

Uma liderança eficaz é mais que apenas orientar equipes e tomar decisões estratégicas. Envolve a criação de um ambiente onde a confiança floresce e a colaboração se torna a força motriz por trás das conquistas coletivas. Proporcionar esse ambiente exige uma liderança preparada e consciente.

 

Segundo o estudo “Global Emotions Report“, publicado recentemente pela Gallup, quatro em cada dez adultos relataram altos níveis de preocupação e estresse no dia anterior à pesquisa. Esse dado, que foi coletado de 147 mil pessoas em 142 países, revela um cenário preocupante, que se reflete nas organizações como potencial de baixo engajamento dos colaboradores.

 

Para superar esses desafios, os líderes precisam ajustar o foco para desenvolver a sua equipe, estimulando a colaboração, promovendo a criatividade e desafiando os seus liderados. De acordo com um estudo do Institute for Corporate Productivity, as organizações com altos níveis de confiança e colaboração superam seus concorrentes e empresas com fortes práticas de colaboração têm cinco vezes mais chances de ter alto desempenho.

 

Leia mais:

Colaboração intencional: Como aumentar a produtividade da sua equipe de trabalho

Como tornar o desenvolvimento de talentos eficaz nas organizações?

 

Ações efetivas de líderes que desenvolvem pessoas 

 

Os líderes devem promover e encorajar ativamente o protagonismo dentro de suas equipes, através de iniciativas como:

 

  • fornecer expectativas claras e desafios atingíveis;
  • facilitar e incitar o diálogo aberto, com canais e momentos específicos para isso;
  • criar um ambiente de apoio, onde os indivíduos se sintam seguros para compartilhar suas ideias e opiniões sem medo de julgamento;
  • demonstrar preocupação genuína com o desenvolvimento pessoal e profissional de seus liderados, contribuindo para a conquista dos seus objetivos;
  • promover desenvolvimento constante e oferecer oportunidades para que seus liderados se sintam continuamente desafiados;
  • reconhecer e recompensar os esforços de colaboração e conquistas individuais e coletivas.

 

Os benefícios da liderança que desenvolve pessoas

 

O foco da liderança que desenvolve pessoas tem um efeito cascata no envolvimento e na satisfação dos colaboradores, gerando vários resultados positivos às organizações, como:

 

  • aumento no sentimento de confiança, valorização e pertencimento dos membros da equipe;
  • aumento da segurança psicológica dos liderados na organização;
  • aumento da motivação e do comprometimento com os objetivos da organização;
  • maior produtividade, melhores taxas de retenção e uma cultura de trabalho positiva.

 

Preparar a liderança para tratar como prioridade o desenvolvimento de pessoas é uma demanda urgente das organizações e resulta em muitos benefícios, como maior confiança e colaboração e aumento do índice de retenção de talentos. Essa iniciativa conduz equipes e empresas a um futuro promissor.

 

Conheça as soluções da maisPS para líderes.

2 respostas

  1. Em Complemento a esse desafio dos líderes é acolher a jornada do autoconhecimento como parte fundamental de seu desenvolvimento. Acredito que essa consciência sobre si mesmo, poderá contribuir para entender cada indivíduo como único, valorizando as relações e sabendo ressaltar o que cada pessoa tem melhor à oferecer. Parabéns pelo artigo!! 😉

    1. Perfeito Luciana! tudo que nos propomos a fazer começa olhando para nós mesmos, aprendizado de dentro para fora!
      Obrigado por contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *