Qual a influência da liderança no bem-estar dos colaboradores?

Capa influencia da liderança no ambiente de trabalho

Você já parou para pensar na importância e no impacto nos resultados, o que a não satisfação dos funcionários pode gerar para o negócio?

Pesquisas mostram que a produtividade está diretamente ligada à felicidade e à satisfação dos colaboradores, neste mundo cada vez mais incerto e ansioso.

 No TED “É isso que faz os funcionários felizes no trabalho”, Michael C. Bush nos apresenta uma pesquisa, realizada com diversos segmentos e níveis de colaboradores de organizações e constata que: 

“Há 3 bilhões de pessoas trabalhando neste planeta, e apenas 40% delas dizem ser felizes no trabalho”.

Trabalhar para manter um clima agradável e otimista, e consequentemente feliz para a maioria dos colaboradores, é um grande desafio, e qual a influência da liderança no bem-estar deles?  Quais os benefícios de colaboradores felizes e satisfeitos para a organização?

Benefícios de colaboradores felizes e satisfeitos

Empresas cujos funcionários se sentem bem e felizes possuem o aumento de três vezes na receita, menor turnover e, com isso, economia na contratação e treinamento de novos funcionários, maior engajamento para criação de novas oportunidades e soluções e pessoas emocionalmente mais estáveis e saudáveis, o que impacta diretamente na prevenção de doenças psicossomáticas, no clima e na motivação dos mesmos. 

Fazer com que o funcionário se sinta bem e satisfeito no seu ambiente de trabalho e com sua rotina vai além de retorno financeiro e benefícios.

E como fazer para gerar o bem-estar e satisfação dos colaboradores?

Seguem abaixo algumas sugestões de como o líder deve agir para que tenha funcionários felizes e satisfeitos com seu trabalho:

1 – Confiança.

Como base principal em qualquer relação, quando há um sentimento de confiança mútua entre líder e liderado, o colaborador sente-se mais seguro de si e com o engajamento necessário para criar soluções, expor opiniões e  buscar o aprendizado constante.

E para que essa relação se estabeleça, o líder deve delegar a responsabilidade de acordo com o nível de maturidade para o desafio, permitindo erros e atuando no empoderamento individual do seu liderado.  

2 – Justiça e respeito às diversidades.

O que mais sabota uma relação de confiança é o sentimento de injustiça ou desigualdade, quando o funcionário, por algum motivo, sente-se tratado de forma incoerente ou diferente dos demais.

O líder precisa ter reconhecimento dos seus vieses inconscientes: em âmbito pessoal e organizacional, trazendo para a consciência os seus pré conceitos para então conseguir atuar sob eles e reduzir seu grau de influência nos processos e nas suas atitudes. 

3 – Escuta.

Para ser um bom ouvinte é preciso mais do que fazer contato visual ou repetir o que o outro está dizendo. 

Para realizar uma escuta ativa é necessário agir com empatia, ouvir abertamente, com qualidade de presença, não colocar sua opinião ou pré julgamento, entender o que o outro quer dizer, ser humilde e curioso e, com generosidade, mostrar interesse.

Esteja aberto a mudar de opinião  ou ideia, considerando  novos caminhos propostos. A humildade de não saber trará o colaborador cada vez mais próximo a você.

4 – Mudanças.

Você está feliz?  Busque em você as respostas para todos os itens acima, trabalhe seu autoconhecimento, seu propósito, seja coerente com o que fala e faz. Se não está encontrando a fluidez necessária para trabalhar com alegria, você jamais conseguirá influenciar pessoas e ter um ambiente agradável e produtivo. .

Tornar o ambiente de trabalho mais feliz passa por olhar para si mesmo e para os outros com empatia. Se você está enfrentando esse desafio na sua organização, e precisa de ajuda, conheça nossas soluções para Liderança. 

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