6 DICAS para você executar o que você planejou!

6 DICAS para você executar o que você planejou!

Estamos iniciando um novo ano e, provavelmente, ao final de 2020, você fez um balanço de tudo o que viveu, de tudo que conquistou e aprendeu, dos momentos bons e ruins…

E sobre os objetivos para o novo ano, já está com a lista na mão?

 

É comum, a cada início de ano, fazermos a famosa lista de desejos para o ano que se inicia, e se você faz isso está certíssimo(a), mas pensando nos anos anteriores, você conseguiu executar o que planejou?

Se não, por quê? O que faltou para conseguir? Será que poderia ter feito algo diferente?

 

Um dos principais motivos para a não execução de algum projeto é você estar preso(a) ao Redemoinho de atividades urgentes necessário para manter as coisas funcionando no dia a dia, que acaba devorando todo o tempo e energia que você precisava investir na execução da sua estratégia para o amanhã!

 

Mas calma, 2021 pode ser diferente! Separamos 6 dicas que te ajudarão a executar o que planejou:


  • Dica 1: Que tal começar por não criar expectativas? Isso mesmo, não crie expectativas, faça uma lista de buscas e intenções!

O ano de 2020 nos mostrou como principal lição que não devemos criar expectativas, e sim estarmos preparados para mudanças e adaptações, a ressignificar coisas e momentos, a prestar mais atenção em nós mesmos e, principalmente, a importância de desenvolvermos a nossa inteligência emocional e o autoconhecimento. 

Então, que tal, no lugar de expectativas, refletir sobre quais são suas intenções para o ano que se inicia e o que precisa buscar para alcançar tais objetivos?


  • Dica 2: “Foque no crucialmente importante”. Mais do que fazer o check list de metas/objetivos, busque priorizar o que mais importa para você e “focar seu maior esforço em uma ou duas metas que farão a diferença”.

Temos a tendência a ter mais planos e ideias do que nossa capacidade de realizá-los, devido ao redemoinho de atividades diárias,  por isso sugerimos que comece colocando sua energia em um número menor de metas, assim suas chances de alcançar duas ou três metas com excelência são altas. 

Mas a dica aqui não é deixar de fazer, e sim estreitar o foco para colocar em prática e gerar em você a sensação de sucesso e realização. Utilizando o método SMART, que basicamente consiste em: ser o mais específico possível; poder ter seus resultados medidos e acompanhados; ser atingível e realista; ser relevante – ou seja – ter importância; e ter uma linha do tempo e data limite para ser atingida. Veja o exemplo:

  • Objetivo: aprender um novo idioma. 
  • Metas: 
  • Fazer matrícula no curso de inglês até fev/21.
  • Fazer aulas duas vezes por semana.
  • Finalizar o 1o. módulo em inglês iniciante até dez/21.

 

Defina um indicador mais específico de sucesso para 2021. Por exemplo: aprender um novo idioma requer anos de estudo, mas o que é possível fazer em um ano? Conseguir ler os artigos em inglês de temas que me interessam? Ver vídeos em inglês?  São intenções mais práticas do benefício de se aprender um idioma e não o fato em si.



  • Dica 3: “Atue nas medidas de direção” e reveja seus hábitos.

Mais do que pensar nas ações de longo prazo, você precisa definir as medidas diárias ou semanais que te ajudarão no alcance da meta. É como ter um carro: caso ele estrague, você sabe que deverá chamar o guincho e ir até o mecânico, mas… e se você focar nas manutenções a curto prazo, como revisão e cuidados diários, para que não necessite tomar medidas somente quando ele parar? 

 

O que nos leva a um outro ponto crucial, que muitas vezes é o determinante para o sucesso na execução dos nossos projetos: a mudança de hábitos.

Na maioria das vezes, para realizarmos novas metas, precisamos também rever ou adquirir novos hábitos. Crie novas rotinas, inclua ou retire coisas na sua agenda, reveja as prioridades, faça uma reciclagem do seu tempo, com base no que almeja alcançar.

 

#dica extra: E que tal se acrescentar a esses novos hábitos ações que te ajudarão no desenvolvimento do foco? Com uma prática que pode tomar somente 2 min do seu dia, você pode estar mais consciente de suas ações, melhorar o foco, a atenção e com isso também realizar uma melhor gestão das suas emoções e do relacionamento com as demais pessoas, clique aqui para saber mais



  • Dica 4: “Mantenha um placar envolvente”: Monitore como está indo, se está cumprindo suas metas e prazos de realização.

Estabeleça, na sua nova rotina, o hábito de revisitar periodicamente seu planejamento, para checar se as ações e prazos estão sendo cumpridos e os resultados obtidos, e também para rever ou alterar algo caso seja necessário. É importante para o seu próprio engajamento que possua um “placar envolvente”, com as seguintes características: simples e de fácil entendimento, de fácil acesso para que possa visitá-lo sempre que necessário, conter as ações de longo e curto prazo, demonstrar claramente os indicadores, se você está conseguindo ou não realizar as ações que te levarão ao alcance da meta.


  • Dica 5: “Crie uma cadência de responsabilidade”.

Busque semanalmente realizar uma análise do que evoluiu na semana, seguindo o seguinte ciclo: relate (tomando notas) os compromissos da semana anterior, revise o placar, vendo o que avançou, quais foram os erros e acertos da semana, planeje, liberando espaços e assumindo novos compromissos. Para esta etapa você deve pensar: “Qual ação eu posso fazer nesta semana para impactar as medidas de direção?” Lembra do nosso exemplo do carro? O que você pode fazer nesta semana para evitar que ele pare de funcionar? 


  • Dica 6: Mantenha o foco e a disciplina, mas seja flexível e aberto a mudanças, caso se faça necessário.

Planejar não significa não poder mudar, rever ou ajustar a rota para seus objetivos, afinal, como falamos no início deste artigo, 2020, mais do que nunca, nos mostrou o quão imprevisível pode ser o ano, e como é importante sabermos nos adaptar e mudar sempre que necessário. Lembrando que errar também faz parte do processo, e o que mais importa é o que você fará com o erro. 

Arrisque, erre rápido para poder corrigir rápido também.

Desenvolva e mantenha o seu foco, a disciplina, o comprometimento, saiba gerir seu tempo, tenha coragem para encarar mudanças, esteja aberto ao novo, empodere-se e seja protagonista! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *