Chat GPT e o futuro do trabalho

chat-gpt-futuro-trabalho

Como o ritmo das mudanças continua a acelerar e a inteligência artificial fornece níveis de automação sem precedentes, as organizações ao redor do mundo enfrentam um desafio único em ficar à frente da curva: requalificar sua força de trabalho atual para um novo mercado de trabalho que muitas vezes carece de uma orientação clara sobre as expectativas ou processos.

Com os chatbots automatizados de IA como o Chat GPT (Generative Pre-Trainer) ganhando tração, isso levantou uma questão interessante: como o Chat GPT está impactando nossa força de trabalho e como ele afeta as necessidades de RH de nossa organização para a requalificação?

Neste post de blog, vamos explorar esses tópicos e discutir estratégias para navegar com sucesso no cenário de trabalho em mudança.

O que é Chat GPT?

O Chat GPT usa processamento de linguagem natural (PNL) – que é diferente da programação neurolinguística – para interagir com o ser humano. Ele utiliza algoritmos que podem entender como as pessoas se comunicam com base em texto, voz ou toque.

Combinando isto com a capacidade de aprendizagem da máquina, ele pode simular conversas e fornecer respostas a perguntas feitas pelos clientes, pelos colaboradores ou, até mesmo, pelos professores. 

Isso tem muitos impactos positivos e outros, bom, que exigem uma reflexão.

Quais os impactos do Chat GPT?

No mundo como um todo

As facilidades apresentadas por este tipo de chatbot ainda exigem que os usuários continuem estudando e se aprofundando, para desenvolverem suas capacidades de análise de perguntas e análise crítica sobre o que for “facilitado” pela tecnologia.

O que é inquestionável é a velocidade e aumento de produtividade que a ferramenta trará em algumas profissões.

E a pressão que está recaindo sobre as universidades e escolas  no mundo todo, que estão tendo que reformular o formato de avaliar a aprendizagem dos alunos e também refinar seus meios de impedir plágio e de fazer com que seus alunos desenvolvam novas competências.

A revolução na forma como aprendemos e reaprendemos tem ganhado a cada dia velocidade impressionante. 

No mundo corporativo

Já no universo corporativo, surgem outras perspectivas. O maior benefício é também uma das maiores preocupações: a automatização de tarefas rotineiras, como atendimento ao cliente ou trabalho administrativo. 

Como benefício está a economia de tempo e dinheiro e a precisão dos resultados, pela sua capacidade de extrair uma imensa quantidade de dados de várias fontes, além de melhoria contínua do machine learning.

Já entre as preocupações se destacam: o medo da substituição dos humanos (que sempre aparece com o surgimento de uma nova tecnologia) pelas máquinas e a necessidade de prepará-los para um futuro que exige novas habilidades.

Por mais que haja uma preocupação latente sobre o assunto, as chances do Chat GPT substituir completamente as pessoas em qualquer setor em breve é muito baixa.

Embora possa ser útil para determinadas tarefas, a interação humana sempre será necessária para processos complexos de tomada de decisão ou solução criativa de problemas. 

Além disso, as pessoas são necessárias para desenvolver novos produtos ou serviços, bem como fornecer insights e feedback valiosos sobre o atendimento ao cliente, por exemplo.

No entanto, aqueles que possuem habilidades técnicas podem precisar passar por upskilling ou reskilling se quiserem permanecer competitivos nesta nova era de automação baseada em IA.

Mesmo aqueles sem habilidades técnicas podem se beneficiar do treinamento sobre como usar melhor a IA em suas funções atuais ou como fazer perguntas melhores ao interagir com sistemas de IA.

O que isso significa para o futuro do trabalho?

As empresas devem se concentrar em alavancar os recursos da tecnologia, garantindo que sua equipe esteja equipada com as habilidades certas para aproveitar seu potencial.

Com mais automação entrando na vida cotidiana, habilidades humanas como resolução de problemas, criatividade, comunicação, empatia, colaboração continuarão a ser qualidades essenciais que não podem ser substituídas por máquinas. 

A necessidade das empresas de se adaptarem e mudarem a maneira como treinam seus funcionários nunca foi tão importante como agora.

Com a tecnologia automatizando mais e mais processos que antes eram feitos pelas pessoas, nós precisamos estar preparados para recontratar e reorientar nossa força de trabalho para a nova realidade. Chat GPT é apenas um exemplo de como a automação terá impacto no local de trabalho, mas levanta uma questão importante: como vamos construir um plano de requalificação para líderes e equipes de alto impacto? 

Que passos você pode dar hoje para começar a se preparar para esta mudança inevitável? Nossa sugestão é começar por você. Como você pode usar essas tecnologias de maneira consciente? 

A dica aqui é:

1. Sempre analisar de forma consciente o que nos foi apresentado, e não tomar como verdade qualquer informação, pois cada vez mais estes aplicativos além de rápidos nas buscas, usam todas as técnicas de persuasão e influência;

2. Ter várias fontes de pesquisa;

3. Estudar, estudar e estudar sempre (somando as dicas anteriores), os assuntos que você precisa para seu dia a dia, e que te interessam;

4. Estar atento às resistências naturais que nos sabotam diante da mudança.

Nós podemos te ajudar, vamos co-criar o plano de upskilling e reskilling da sua liderança?

Dê uma olhada no que podemos fazer juntos aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×