De VUCA para BANI, o que muda? O que devemos analisar e aprender com tudo isso? Vamos começar entendendo o que é cada conceito e depois uma melhor análise do que estão propondo com este novo acrônimo mundo BANI.
O que é mundo VUCA?
Já ouviu falar do VUCA? Criado pelo US Army War Collegeno, pós guerra fria, popularizou-se no mundo corporativo pelos impactos que a tecnologia e a internet provocaram.
Pois bem, vamos iniciar lembrando o que significa este conceito.
- Volatility, ou volatilidade
Sem dúvida, as mudanças que ocorrem no mundo hoje em dia são muito rápidas. E, à medida que tantos acontecimentos se desdobram de maneiras inesperadas, fica cada vez mais complicado determinar causa e efeito.
- Uncertainty, ou incerteza
Diante dessa agilidade, é também complicado antecipar eventos ou tentar prever no que eles podem resultar. Atualmente, previsões históricas e experiências que já ocorreram não têm a mesma importância — e quase nunca são aplicáveis ao contexto real.
- Complexity, ou complexidade
Atualmente cada problema tem uma repercussão muito grande, com camadas e camadas que precisam ser devidamente analisadas, porque não são simples de entender. E, muitas vezes, elas ainda se misturam, fazendo com que seja quase impossível ter uma visão geral organizada do cenário.
- Ambiguity, ou ambiguidade
É fundamental se lembrar de que as realidades de grupos diferentes não são as mesmas. Por isso, padronizar está fora de cogitação, basicamente porque o mundo binário, aquele em preto e branco, deixou de existir. Uma nuance acinzentada também é uma opção.
.
O que é o mundo BANI?
Já o conceito BANI foi citado pela primeira vez em em 2018, pelo antropólogo e historiador Jamais Cascio, durante um evento do Institute for The Future (IFTF) e em 2020 escreveu o artigo, Facing the Age of Chaos, que popularizou a palavra. BANI é o acrônimo para Brittleness, Anxiety, Nonlinearity and Incomprehensibility que detalhamos a seguir:
- Brittle, ou Frágil –
Sistemas frágeis são suscetíveis a falhas repentinas e catastróficas. Ao contrário de resilientes, eles são quebradiços.
- Anxious, ou Ansioso
Em um mundo ansioso, estamos constantemente no limite, esperando as próximas notícias ruins nos atingirem, ou a próxima distopia fictícia sendo apresentada como um caminho, não apenas possível, mas provável, e com muita credibilidade.
- Nonlinear- Não Linear
Em um ambiente não linear, uma pequena decisão pode ter consequências devastadoras. Um grande esforço pode não trazer grandes resultados. Ao perder a linearidade, os altos e baixos não são proporcionais. Aprendemos que consequências de qualquer causa podem emergir rapidamente, ou podem demorar meses para que os resultados apareçam.
- Incomprehensible, ou Incompreensível
Nós nos baseamos em dados e nas inúmeras informações que temos de todos os lados. Contudo, a sobrecarga resulta na incompreensibilidade. Tudo acontece tão rápido que cada vez mais parece que entendemos menos.
Mundo BANI: complementar ou consequência do VUCA?
Por mais que tenha ocorrido a “evolução” dos acrônimos, sendo atualizada para o contexto em que vivemos, um está completamente relacionado com o outro e de certa forma aparece como consequência.
A Volatilidade se deu por conta da quantidade de mudanças que ocorreram em uma velocidade absurda, o que nos tornou mais frágeis e suscetíveis, fazendo com que cada vez mais tenhamos resiliência e nosso propósito e valor claros.
A Ansiedade vinda com o mundo BANI está completamente relacionada ao mundo de Incertezas que já aconteciam no mundo VUCA, onde tudo está cada vez mais Imprevisível e nos levando a saber nos adaptar e mudar rapidamente. Necessitamos mais do que nunca de olhar para dentro, de praticar reflexão, introspecção, ter qualidade de presença, podendo ser, por exemplo , através de práticas meditativas.
Já o mundo Ágil não se refere à rapidez, mas requer foco, disciplina e concentração para desacelerar e poder sobreviver em um mundo agora mais do que Complexo, Não Linear, onde planejamentos de longo prazo precisam considerar mudanças de direcionamento a todo o momento. Precisamos aperfeiçoar cada vez mais nossas habilidades de tomada de decisão, pois ter uma visão ampla, sistêmica, fará a diferença.
De Ambíguo passa a ser incompreensível, já que não conseguimos entender muitas coisas que estão acontecendo, sem ter controle e muitas vezes sem conseguir chegar a respostas.
O mais importante é estarmos situados e cientes das mudanças no mundo e as consequências das mesmas, ampliar nossa zona de conforto e, mais do que nunca, nos desafiarmos a nos desenvolvermos. O mundo BANI reforça a importância e necessidade do autoconhecimento e da necessidade que temos de buscar a constante evolução.
Futuristas já diziam, desde 1964, que viveríamos nesse mundo, talvez não usando as mesmas palavras, o mesmo conceito, mas com a mesma teoria do caos e imprevisibilidade.
E, ao contrário do que muitos pensam, este é o momento de refletir: você está apto a mostrar suas fragilidades? Está buscando ter mais consciência dos seus gatilhos emocionais? Está aberto a ser vulnerável? Já entendeu que não se pode mais controlar nada ou compreender todas as coisas?
Qual seria sua resposta a tudo isto? Caso queira compartilhar sua opinião, fique à vontade.
E se este artigo foi útil, compartilhe-o
Se precisa desenvolver seus líderes e/ou equipes para entender e lidar melhor com tudo isto, conheça nossas soluções ou entre em contato conosco.