5 dicas para aumentar a diversidade na sua empresa

Dicas para aumentar diversidade na empresa

Diversidade não é assistencialismo e nem deve ser visto como obrigação pelas empresas, por exemplo, somente cumprimento de cotas obrigatórias, e também não é dar tratamento especial para grupos de pessoas sub-representados.  A diversidade é a compreensão de que vivemos em uma sociedade cheia de pluralidades, e que essa variedade só agrega e nos acrescenta a compreensão dos valores do mundo. É a busca pela integração de culturas dentro de uma sociedade, acoplando e unificando-as, destacando todos os seus valores diversos e sempre rendendo excelentes frutos.

A importância da diversidade nas empresas

Diversidade no local de trabalho significa oferecer oportunidades iguais para que os empregadores possam descobrir e trabalhar com pessoas talentosas de todos os perfis, gêneros, idades, classes, cores, raças etc, tendo como critério somente de escolha as habilidades do candidato para determinada vaga.

Uma equipe diversificada possui formas de pensar diferentes, habilidades, personalidades e perspectivas, possuir uma equipe variada no meio empresarial  agrega muitos benefícios, traz a melhoria da produtividade, ampliando a inovação e a criatividade.  Consequentemente, o reflexo aparece no resultado em aumento de receita. Mas  é importante lembrarmos que,  para o meio social, é essa diversidade e inclusão que  garante oportunidade para todos. 
Esse conceito é independente de qualquer situação característica externa ou interna de cada indivíduo, mas sim passando a valer de fato a palavra mérito – o que deveria ser normal. Porém, no momento ainda precisamos caminhar um pouco dentro desse espaço de igualdade geral de oportunidades.

Quais são os benefícios da diversidade para as empresas?

Uma equipe diversificada representa a realidade do mundo, que está cada vez mais diversificado em todas as esferas e de forma global. Afinal, quem são os consumidores? Os clientes? As pessoas que irão ser atendidas?
Podemos citar como exemplo uma grande empresa, a corporação IBM, que decidiu  dedicar-se  em suas contratações trabalhando com a busca pela diversidade, mas não com o pensamento de assistencialismo, e sim com o foco em bons negócios. Dessa forma, ela conseguiu triplicar o número de contratações de mulheres e dobraram o número de contratados  que pertencem a um grupo de minorias.

Com um intenso trabalho, a IBM também contratou mais hispânicos, asiáticos, negros, nativos americanos e pessoas com mais idade – dessa forma, a empresa conseguiu saltar sua receita de U$10 milhões em 1998 para U$300 milhões em 2013, de acordo com pesquisas das empresas McKinsey & Company e do Center for Talent Innovation (CTI), as quais selecionaram grandes empresas de tecnologia para essa pesquisa surpreendente.

Em pesquisas feitas com funcionários e candidatos, ambos mostraram maior interesse em empresas que possuem política de diversidade e uma equipe diversificada, o que pode ser o diferencial decisivo para conquistar aquele candidato que está sendo recrutado e possui outras opções de vagas, sem dizer que contribui com o employer branding, ao demonstrar que a empresa é livre de preconceitos.

Como podemos aplicar na prática a diversidade nas empresas?

Viemos de uma cultura que pregava a homogeneidade e, apesar dos avanços, ainda temos um longo caminho a percorrer, pois estudos mostram que temos a tendência a procurar pessoas semelhantes a nós, afinal de contas, divergência em ideias, opiniões, personalidades causam conflitos, e nem sempre queremos ou sabemos lidar com eles de uma forma positiva.

Dicas de como implementar essa cultura de diversidade nas empresas:

  • Recrutamento e seleção

 Para iniciar este processo de diversidade nas empresas, deve-se começar pelo processo seletivo. Busque diversificar as exigências da vaga, não se limite a apenas um tipo de formação, gênero ou idade, amplie sua visão e esteja aberto(a) a conhecer as pessoas por suas habilidades. 

  • Invista na criação de políticas internas

Crie programas e políticas com o foco na diversidade dentro da empresa, estruturando uma sintonia do conceito da pluralidade e dos valores da corporação. 

  • Monitore e fique atento(a) ao quadro de funcionários

Tenha sempre em mente quais foram os critérios decisivos que levaram a contratação dessas pessoas, quais são suas habilidades e diferenciais, faça, sempre que possível, avaliação de promoções, salários, cargos e desempenho. Todos esses processos ajudam a visualizar em quais departamentos são necessárias melhorias; como treinamento e aprimoramento de recrutamento também.

  • Tenha uma boa comunicação interna

 Promova dentro do ambiente a política da importância da diversidade, incentivando os colaboradores a praticarem respeito e igualdade entre todos; se necessário, promova treinamentos e reuniões. 

  • Esteja atento(a) aos problemas que podem existir dentro da empresa

É importante efetuar o acolhimento de  todos os grupos, identificando e orientando qualquer discriminação que alguém possa sofrer dentro do ambiente de trabalho, fortificando dessa forma o conceito de respeito entre as diferenças, algo que sabemos que deveria ser comum, porém compreendemos  que podemos encontrar  alguns percalços no caminho, por isso precisamos estar preparados para esse tipo de eventualidade.

A diversidade nas empresas deve ser amplamente discutida, disseminada e respeitada. Não cabe mais às as atuais gerações o cultivo de ambientes hostis. É preciso que os gestores se posicionem e abracem todas as causas, afinal, a competência não tem classe, cor ou gênero.

Conheça as soluções da maisPS para desenvolver Líderes e Equipes  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×