Pode-se dizer que, se para um profissional a comunicação é importante, para um líder essa habilidade é fundamental. Independentemente do nível ou do tempo de liderança, a comunicação sempre está entre as principais competências a serem desenvolvidas ou aperfeiçoadas. Isso porque grande parte do trabalho de um líder relaciona-se, de alguma forma, com a comunicação.
Alguns dos problemas de comunicação mais comuns da liderança são a escuta precária e a inabilidade de formar mensagens consistentes. Além disso, geralmente os líderes não fazem perguntas suficientes e não conseguem mostrar que estão (ou realmente não estão) em sintonia com o ritmo da conversa ou reunião. Problemas assim são extremamente prejudiciais para a organização, pois o líder perde significativamente a eficácia e eficiência nos momentos de delegar, orientar, tomar decisões, gerenciar o desempenho e inspirar a equipe.
O primeiro passo para desenvolver a comunicação
Para evitar ou, ao menos, reduzir os contratempos gerados pelas falhas de comunicação, o líder realmente precisa desenvolver essa competência. Mas como começar?
O primeiro passo pode ser justamente atacar o maior de todos os problemas da comunicação: a escuta (sim, a escuta!). Segundo a revista on-line Entrepeneur, a Escuta Ativa é o maior gap de comunicação da liderança.
Quando pensamos em desenvolver as habilidades de comunicação, nos esquecemos que, nesse processo, tão essencial quanto falar é ouvir. Os líderes que têm essa consciência e buscam aperfeiçoar sua escuta conquistam uma relação melhor com seus liderados e, consequentemente, têm uma equipe mais feliz e produtiva.
Mas o que é a Escuta Ativa?
Escutar ativamente é estar totalmente disponível e aberto para entender a mensagem que a outra pessoa quer passar exatamente com o significado que ela tem em mente. É não deixar que seus pré-conceitos, pensamentos, ideias, crenças e distrações interfiram na conversa.
Por mais simples que pareça, não é tarefa fácil e requer desenvolvimento de novos hábitos e muita disciplina.
Técnicas para desenvolver a Escuta Ativa e melhorar a comunicação
Beth Armknecht Miller, especialista em desenvolvimento de liderança, compartilha algumas técnicas para ajudar a desenvolver a Escuta Ativa:
- Mantenha contato visual com seu interlocutor e acene com a cabeça mostrando que está acompanhando e entendendo.
- Observe a linguagem corporal e os tipos de palavras que estão sendo usados.
- Evite a tentação de preparar um argumento enquanto a pessoa ainda está falando e não deixe que sua mente se distraia.
- Antes de perguntar, espere seu interlocutor parar de falar.
- Responda de forma aberta, honesta e respeitosa.
Para a liderança, a Escuta Ativa traz inúmeras vantagens. Ela pode ajudar, por exemplo, a detectar e resolver problemas com antecedência. Diminui mal-entendidos e erros, aumentando a produtividade. Mostra para as pessoas que o líder se importa com elas, respeita e valoriza o que pensam.
Dessa forma, os colaboradores tendem a compartilhar mais informações, o que contribui para elevar o nível de engajamento, criatividade e inovação da empresa.
Uma resposta