Comunicação Empresarial para uma Liderança Eficaz

Qual é o segredo para uma liderança eficaz? Nós, da maisPS, acreditamos que seja a reunião de diversas habilidades, entre as quais se destaca a comunicação empresarial.

Falhas na Comunicação Empresarial

Paradoxalmente, grande parte dos problemas de uma organização ocorre devido a falhas na comunicação empresarial.

Como garantir uma comunicação empresarial efetiva?

O primeiro passo é a contextualização e, logo em seguida, a capacidade de ouvir. Um bom comunicador tem a consciência de que uma mensagem não é sobre o mensageiro, e sim sobre o encontro das informações com as necessidades e expectativas.

Selecionamos 3 habilidades listadas por Mike Myatt, colaborador da revista Forbes. Veja:

#1 Seja confiável

Quando os colaboradores sentem que o líder é digno de confiança, eles se dispõem a investir tempo e a correr riscos de um jeito que jamais fariam se o mesmo tivesse um caráter duvidoso. Além disso, há mais facilidade em se perdoar as falhas nas relações onde existe a confiança.

#2 Ouça

É preciso entender que o melhor discurso ocorre dentro de uma conversa e não em um monólogo. O primeiro passo para se tornar um bom comunicador é descobrir que o conhecimento não é adquirido “batendo os lábios” e sim “removendo a cera do ouvido”.

#3 Seja empático

A empatia faz com que a comunicação tenha um nível de transparência e autenticidade que jamais existiria se a mesma não estivesse presente. Compreender o princípio da comunicação empresarial e ser franco de maneira empática e carinhosa, sem ser arrogante, transforma o que possa existir de raiva e dúvida em respeito e confiança.

Dica bônus

Se mesmo usando todas essas técnicas você não conseguir despertar o interesse de seu público, faça uso de analogias, humor, histórias ou dados pertinentes.

Quer saber mais sobre liderança e comunicação? Os textos abaixo podem ajudá-lo!

Referência:

http://www.revistamelhor.com.br/4-dicas-de-comunicacao-eficaz-para-lideranca-empresarial%e2%80%8f/

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×