Clima Organizacional

Pesquisa de Clima Organizacional

Fato…

No atual cenário competitivo do mercado, as empresas estão sempre buscando maneiras de atingir elevados níveis de eficiência. Para que isso seja possível, é fundamental que o clima organizacional satisfaça as necessidades dos colaboradores, ao mesmo tempo em que canalize a motivação apresentada por eles na direção dos objetivos organizacionais, atendendo, desse modo, interesses pessoais e institucionais simultaneamente, causando uma melhor integração entre o sistema e o indivíduo.

Análise…

O clima organizacional pode ser definido como “um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho, percebidas direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente, e que influencia a motivação e o comportamento das pessoas” (Litwin, 1968). A autora Edela Souza compara o clima organizacional a um “perfume”, pois “percebe-se o seu efeito sem conhecer os ingredientes, embora às vezes seja possível identificar alguns deles”. Estudando o conceito de vários autores, pode-se encontrar pelo menos três palavras-chave, sendo elas satisfação (dos funcionários), percepção (dos funcionários) e cultura (organizacional). O grau de satisfação dos funcionários e o modo com que percebem a empresa são fortes influenciadores do clima organizacional, bem como a cultura da empresa, que acaba reforçando o comportamento de seus membros.

Reflexão…

Na experiência da PS com consultorias em gestão do clima organizacional, aprendemos que um clima bom no ambiente de trabalho faz com que as pessoas tenham orgulho do trabalho, vistam a camisa e permaneçam por bastante tempo na empresa. Predominam as atitudes positivas, fazendo com que haja nos funcionários alegria, confiança, entusiasmo, engajamento, satisfação e comprometimento.
Por outro lado, quando o clima é prejudicado ou ruim, algumas variáveis negativas afetam de forma duradoura o ânimo da maioria dos colaboradores. Dessa forma, começam a ser geradas tensões, discórdias, desuniões, rivalidades, conflitos, desinteresses pelas tarefas, competições excessivas, etc. Esse clima acaba afetando diretamente a qualidade dos serviços prestados aos clientes, pois, “como esperar respeito ao cliente externo se o funcionário não se sente respeitado no seu trabalho?” (Luz, 2010).
Muitas empresas preocupam-se com a comunicação e satisfação do cliente externo, investindo na melhoria dos seus produtos, mas esquecem-se de fazer o mesmo com o clima dentro da organização. “Investir na gestão do clima é uma estratégia que contribui para a melhoria da qualidade dos serviços” (Luz, 2010). Para isso é preciso estar sempre atento e fazer constantes avaliações do clima organizacional.
Entre as estratégias de avaliação, a mais completa é a Pesquisa de Clima Organizacional, um trabalho minucioso com o objetivo de detectar as oportunidades de melhoria que existem na relação entre empresa e colaborador. A pesquisa revela tanto problemas reais quanto potenciais, permitindo com que estes sejam prevenidos. Além disso, é uma ótima oportunidade que o colaborador tem para expressar seus pensamentos e sentimentos em relação à empresa.
Você sabe como está o clima na sua empresa? É importante lembrar que a satisfação do cliente externo é um reflexo da satisfação do cliente interno. Conte com a PS Treinamento nos seus desafios de pesquisa de clima e/ou suas consequentes ações de melhoria.

Referências:
LUZ, R. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.
SANTOS, N. Clima Organizacional: pesquisa e diagnóstico. Lorena: Stiliano, 1999.

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