A criação de metas é uma forma de estimular os envolvidos em prol de um objetivo.
Independentemente do segmento de atuação, ter objetivos a serem alcançados é essencial para a equipe desempenhar bem seu trabalho. Isso estimula o esforço, aumenta a produtividade e resulta em melhores números para o negócio.
Para tanto, é importante estabelecer metas que possam ser alcançadas por meio do trabalho da equipe. Essas metas precisam ser claras e objetivas, dando a direção do que fazer e sempre com foco no resultado (objetivo). Isso significa que as metas precisam ser tangíveis, o que favorece o alcance delas. Hoje temos algumas metodologias que podem ajudar na definição de metas, orientando a ação das pessoas para o que realmente importa e inspirando-as a atingir os objetivos que estipularam. Aqui apresentamos a metodologia SMART.
Formada por um acrônimo, a palavra SMART é uma sigla em inglês que significa:
S – Specific (Específico)
M – Measurable (Mensurável)
A – Attainable (Alcançável)
R – Relevant (Relevante)
T – Time based (Temporal)
Se você deseja saber como utilizar este método e o que ele pode fazer para a produtividade de sua equipe, confira este post:
Como as metas ajudam no engajamento?
A criação de metas é uma forma de estimular os envolvidos em prol de um objetivo. Para as empresas, em um cenário em que o meio digital permite a criação de novos negócios a cada dia, a concorrência cresce bastante.
É preciso buscar, constantemente, novos propósitos, sempre com foco em melhorias contínuas.
As metas servem como um direcionamento. Você traça um lugar que quer chegar ou algo que deseja conquistar. Então, analisa e considera ações que o levarão até o resultado esperado. Usar a metodologia SMART pode ajudar na definição das metas e no alcance delas de maneira mais fácil e rápida.
O que são as metas SMART?
O método de metas SMART é uma forma eficiente de criação de metas. Funciona como uma espécie de checklist, na qual cada meta é verificada e avaliada se possui os requisitos para atingir o resultado. A seguir, explicamos o que significa cada termo da metodologia.
S — Specific, ou específica
Todos precisam ter claro do que se trata a meta; por isso, ela deve ser específica, já que assim tem mais chances de ser alcançada do que uma generalista. Um exemplo de uma meta generalista seria: “aumentar as vendas”. Tornando-a específica, fica mais claro o que alcançar: “aumentar as vendas em 5% em dois meses”. Para que a meta seja específica, ela precisa responder às seguintes perguntas:
- O que eu quero alcançar com essa meta?
- Onde ela será realizada?
- Como ela será conquistada?
- Quem será responsável por ela?
- Por que ela deve ser seguida?
M — Measurable, ou mensurável
Toda meta precisa ser medida com um indicador tangível. Nesse momento, devem ser estabelecidos critérios para medir o progresso das metas, tendo visibilidade dele. As perguntas que devem ser respondidas para que uma meta seja mensurável são:
- Qual é o resultado esperado?
- Quanto tempo será necessário para a equipe alcançar a meta?
A — Attainable ou atingível
As metas precisam ser atingíveis. Criar metas que sejam extravagantes e dificilmente alcançadas pode prejudicar a equipe, desmotivando e gerando uma enorme frustração. Se você sabe que não é possível captar 30 novos clientes por semana, então essa meta não deve ser estabelecida. Para ajudar nesse quesito, as perguntas importantes são:
- Com base no histórico da empresa, pode- se atingir o objetivo traçado?
- Qual a opinião dos envolvidos? Eles acreditam que é possível alcançar essa meta?
R — Relevant, ou relevante
As metas precisam ser relevantes para a empresa e, principalmente, para a área e a equipe. Elas têm que se encaixar na realidade de mercado no qual estão inseridas. Uma meta relevante pode responder “sim” a essas perguntas:
- Isso parece valer a pena?
- Este é o momento certo?
- Isso combina com nossos outros esforços ou nossas necessidades?
- Essa meta é aplicável no momento socioeconômico?
Ainda com relação ao nosso exemplo anterior: se já foi possível realizar uma meta semelhante a captar os 20 clientes por semana e sabe-se que isso é importante para o negócio, então pode- se investir nessa meta.
T — Time based, ou temporal
O último ponto a ser observado e considerado no estabelecimento de metas é o prazo para atingi-las, que precisa ser muito bem definido. Veja algumas perguntas essenciais para ajudar nesse estabelecimento de prazo:
- Quando?
- O que pode ser feito daqui a seis meses?
- O que pode ser feito daqui a um mês?
- O que pode ser feito hoje?
Usar a metodologia SMART como base para estabelecer as metas a partir dos objetivos que precisam ser alcançados vai facilitar o trabalho da equipe no dia a dia com relação às tarefas, dando foco e direcionamento na execução delas.
Exemplos de metas SMART
Veja como a metodologia pode ajudar nos seus resultados, acompanhe nos exemplos abaixo.
1. Começar a praticar meditação em até 30 dias
- Específica: trata de uma ação bastante pontual
- Mensurável: nesse caso, a mensuração é subjetiva, mas nem por isso inviabiliza a meta, como George Doran originalmente já alertava
- Atingível: não há nada que impeça a sua realização
- Relevante: para você, a meditação é relevante porque trará mais qualidade de vida
- Temporal: o prazo de 30 dias traz o caráter temporal para a meta.
2.Contratar 10 novos vendedores em 90 dias
- Específica: estabelece o total de vendedores que se pretende admitir
- Mensurável: conhecendo o número atual de vendedores na equipe, é possível mensurar o total de funcionários incorporados no prazo
- Atingível: é realizável se a empresa fez os cálculos das contratações
- Relevante: para a empresa, significa mais vendas e maior faturamento
- Temporal: estabelece 90 dias para a sua realização.
3. Aumentar o tráfego orgânico no site da empresa em 20% em 2020
- Específica: define o percentual esperado de crescimento
- Mensurável: há métricas específicas para acompanhar a evolução do tráfego no período
- Atingível: depende de uma série de ações, mas é plenamente realizável
- Relevante: para a empresa, significa maior visibilidade na web
- Temporal: determina que a meta seja atingida em 2020.
4. Ampliar em 15% o número de clientes fixos até o final do ano
- Específica: estabelece um percentual exato de crescimento desejado
- Mensurável: ao conhecer a atual carteira de clientes, é fácil mensurar a chegada de novos até o final do ano
- Atingível: exige um esforço que está ao alcance da empresa
- Relevante: representa mais receitas e também a estabilidade da empresa no mercado
- Temporal: não é tão específica ao falar em final do ano, mas pode ser aceito como prazo.
5. Investir 10% menos em publicidade e 5% mais em marketing de conteúdo nos próximos 12 meses
- Específica: é uma meta duplamente específica
- Mensurável: se há controle sobre os valores atualmente investidos, a empresa consegue mensurar as alterações
- Atingível: se atende ao orçamento de marketingda empresa, é uma meta viável
- Relevante: há expectativa de um melhor retorno sobre o investimento a partir da mudança
- Temporal: o prazo de 12 meses torna a meta temporal.
Usar a metodologia SMART como base para estabelecer as metas a partir dos objetivos que precisam ser alcançados vai facilitar o trabalho da equipe no dia a dia com relação às tarefas, dando foco e direcionamento na execução delas.