Sir Alex Ferguson: um exemplo de liderança

Fato…

Alex Ferguson, que treinou por 26 temporadas o time Manchester United, um dos clubes de futebol mais populares e bem-sucedidos da Inglaterra e do mundo, pode transmitir muitas lições de liderança que aprendeu durante sua carreira, as quais são aplicáveis dentro e fora de campo.

Análise…

Durante o tempo em que Alex Ferguson permaneceu no comando, o time conquistou 13 títulos no campeonato inglês, além de outros 25 troféus nacionais e internacionais. Também desempenhou papel fundamental na gestão do clube como um todo, não apenas da equipe titular. Devido ao sucesso e capacidade de se manter no poder, Anita Elberse, professora da Harvard Business School, fez uma análise das principais lições passadas pelo técnico o qual é considerado um dos maiores treinadores do mundo.

Reflexão…

Construir para o longo prazo – Um dos motivos do sucesso de Ferguson é que, ao invés de se concentrar apenas em montar uma equipe, como faz a maioria dos técnicos, ele estava focado na construção de um clube. Assim que chegou ao Manchester, modernizou o programa para jovens promissores, criando uma estrutura para o longo prazo, através do qual conheceu grandes estrelas, como os jogadores David Beckham e Ryan Giggs. Acredita que o foco nos jovens foi um marco na história do clube, pois desse modo os jogadores cresceram juntos, criando um laço perceptível em campo.
Gerenciar a equipe – mesmo em momentos de vitória, o técnico sempre esteve atento à equipe, sabendo identificar e desenvolver os talentos. Conseguia sentir o momento de cada um dos jogadores, sendo capaz de perceber quem precisava de reforço e quem precisava de folga. Buscava sempre a evolução, pensando no futuro e visualizando a equipe uns três ou quatro anos à frente.
Estabelecer padrões elevados – Ferguson montou um time de “maus perdedores”, como costumava dizer. Queria fazê-los vencedores. Estabeleceu um padrão alto de qualidade e conseguiu o comprometimento de todos. Exigia alto desempenho nos treinos com foco, intensidade, concentração e velocidade. Queria ver os atletas melhorando a cada sessão, e não os deixava nem pensar em desistir. “Se vocês desistirem uma vez, vocês desistirão uma segunda”, dizia.
Adequar a mensagem – Para se comunicar com o grupo, o treinador buscava adequar a mensagem ao momento. Se iria falar para um jogador que esperava entrar em campo que ele ficaria no banco, fazia isso em particular, e de uma forma que não deixasse o jogador inseguro. Incentivava sempre que podia e, durante os treinos, enfatizava os aspectos positivos. Por outro lado, se a equipe não atingisse as expectativas os erros precisavam ser apontados, e Ferguson gostava de fazer isso logo após o jogo. O ex-jogador, Andy Cole, comenta que “se perder e sir Alex achar que você deu o seu melhor, não há problema. Mas se perder capengando… então, prepare seus ouvidos!”.
Observar – Ferguson acredita que “o que você pode aprender apenas observando é maravilhoso”. Uma série de detalhes só conseguem ser percebidos através de uma atenta observação. É possível notar a mudança no comportamento de um jogador e abordá-lo de forma assertiva.
Adaptar-se à mudança – Durante o tempo em que passou no comando do United, o futebol sofreu várias alterações. Ferguson demonstrou várias vezes em sua carreira sua paixão pela mudança, pois sabia que ali residia a diferença entre estar à frente ou atrás das evoluções pelas quais passou o esporte durante esse quarto de século em que esteve à frente do clube.
Sir Alex afirma que “o trabalho de um técnico, como o de um professor, é inspirar as pessoas a serem melhores”. A PS treinamento acredita que as lições expostas aqui podem ser aplicadas por líderes de todas as áreas, buscando sempre a vitória, a evolução da equipe e a visão de longo prazo!
Esperamos que as lições desse grande treinador lhe sirvam de inspiração. Sucesso!

Referência:
Revista Harvard Business Review Brasil, outubro/2013, pg. 70

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×