Como acabar com a inovação na sua empresa

Uma pesquisa recente do Institute for Corporate Productivity (instituto para Produtividade Corporativa), identificou 4 práticas infalíveis para acabar com a inovação dentro das empresas (as quais você deve ter em mente para não deixar que aconteçam na sua). São elas:

Escolher líderes sem histórico de inovação: quando a liderança é resistente às mudanças, o nível de inovação é tão baixo que se torna praticamente imperceptível. Para torná-lo ainda mais baixo, o líder também pode deixar claro que o colaborador é responsável por qualquer repercussão dos riscos que desejar assumir, mesmo sendo eles minuciosamente calculados.

Estabelecer objetivos vagos e confusos: se os colaboradores não entenderem os objetivos da organização, eles terão muito mais dificuldade em sugerir inovações que possam contribuir para alcançá-los, sejam elas em produtos, serviços ou processos.

Criar uma cultura de medo: existem muitas maneiras de minar as sugestões relacionadas à inovação e melhorias: sorrir cinicamente, negar qualquer viabilidade que a ideia pode ter ou simplesmente ignorar a pessoa que está falando. Essas atitudes contribuem para construir um ambiente organizacional no qual as pessoas têm medo de falar. Esse sentimento pode ser ainda mais destrutivo e generalizado se tais técnicas forem utilizadas em público, como, por exemplo, em reuniões.

Não dar tempo para que seus colaboradores trabalhem em projetos paralelos: empresas reconhecidas pela criatividade, como o Google, possuem políticas que permitem que seus colaboradores tenham tempo para trabalhar em ideias ou projetos que não fazem parte de suas responsabilidades usuais. Não permita isso, pois esse tipo de experiência costuma abrir a visão dos colaboradores para novas perspectivas, o que pode desencadear a inovação.

Apagar a criatividade de seus funcionários e manter a empresa focada apenas em ganhos e produção pode ser uma boa ideia… uma boa ideia para ficar para trás, ser facilmente substituível e não agregar valor nenhum para os seus clientes… afinal, em um mundo que está se reinventando a todo momento, quem precisa de inovação?
Todos precisamos de inovação, então certifique-se de nunca aplicar as práticas divulgadas acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×