O que significa ser um líder? Nas organizações, assumir a liderança equivale a alcançar altos cargos de gestão (supervisão, coordenação, gerência, direção, presidência, etc.), mas o título por si só não garante que esta pessoa seja capaz de influenciar outras.
Ter o poder de influenciar outras pessoas é bastante complexo, mas traz benefícios capazes de aumentar a produtividade da equipe. Para tanto, é necessário conhecer os motivos ou as necessidades prioritárias para cada indivíduo naquele momento, de modo a fazê-lo sentir que suas ações são valorizadas e estão alinhadas com os objetivos da organização. Dessa forma, os funcionários passam a compreender e compartilhar as mesmas metas, alcançando realizações ainda mais significantes.
Antes de assumir a liderança: prepare-se para ser um líder influente
Paul Hersey e Ken Blanchard desenvolveram um modelo de liderança chamado Liderança Situacional. Segundo esse modelo, a relação líder-liderado é semelhante à existente entre pais e filhos: quanto mais maduro, menor a necessidade de supervisão (Robbins, 2005). Ou seja, o líder deve se portar de formas diferentes de acordo com a maturidade de seus funcionários. Foram identificados quatro estilos de liderança:
- Diretivo: estilo que dá orientação e supervisão claras e específicas. líder define e especifica o que os liderados devem fazer, como, quando e onde fazer (recomendado para quando seus liderados estiverem desmotivados e com dificuldades para realizar determinadas tarefas).
- Persuasivo: a maior parte da direção ainda é fornecida pelo líder, mas, mediante comunicação, o líder faz com que os liderados se sintam psicologicamente convencidos a adotar os comportamentos desejados (recomendado para quando seus liderados estiverem motivados, mas com dificuldades para realizar determinadas tarefas).
- Compartilhador: o líder apoia os liderados nos esforços de utilizarem a capacidade que já possuem. É um estilo participativo de apoio e não é diretivo – líder e liderados partilham a decisão (recomendado para quando seus liderados estiverem desmotivados e dominarem suas tarefas).
- Delegador: a responsabilidade de execução é dos liderados, mesmo que tenha sido o líder quem identificou o ponto a ser atuado (recomendado para quando seus liderados estiverem motivados e dominarem suas tarefas).
Assim como em qualquer outra função, antes de assumir a liderança é preciso preparação. Ferramentas como a Teoria da Liderança Situacional não podem faltar no momento de gerenciar uma equipe.
Quer conhecer mais ferramentas e ampliar suas habilidades de liderança? Clique aqui e conheça nosso Programa de Formação de Liderança. A primeira turma do ano – em Curitiba – começa em Março!