Por: Daniel Spinelli
O tema desse post é feedback. Termo certamente já bem conhecido pelos leitores desse blog, mas que nem por isso perde seu valor, uma vez que ainda continua sendo subutilizado no dia a dia da maioria das empresas.
O feedback é um tema bastante recorrente em treinamentos, palestras e artigos. Ainda assim há muita confusão no entendimento dessa ferramenta de comunicação. Sua aplicação ampla e efetiva ainda é rara de ser encontrada nas empresas. Tenho visto textos e consultores abordando esse tema de formas diferentes e talvez esse seja um dos motivos que levam as pessoas a não explorar o potencial desse poderoso recurso de fortalecimento de equipes e desenvolvimento de pessoas.
Meu objetivo com esse texto não é ensinar a dar e receber feedbacks, já há muito material e cursos sobre isso, mas quero aqui puxar 2 reflexões essenciais sobre o tema para lhe ajudar a rever seus conceitos sobre o assunto:
1 – A importância do uso de feedbacks como importante ferramenta de comunicação.
Muitas pessoas simplesmente não se comunicam sobre como estão recebendo suas partes do processo, se há uma forma de que as coisas cheguem mais fáceis. Outro ponto é o de enxergar no outro (normalmente colegas de trabalho) seus pontos fortes e oportunidades de melhoria. E quando essa informação é passada para outra pessoa, recebida e processada, os indivíduos da equipe começam a ajustar suas atuações, gerando assim um ambiente de busca pela melhoria, com processos mais eficientes, impactando em resultados, motivação interna e desenvolvimento.
2- Você tem pedido feedbacks?
A poderosa e rara atitude que gera acesso a informações de alta relevância para profissionais de todas as áreas e que buscam seu próprio desenvolvimento: a atitude de pedir feedback! Alguns dos melhores feedbacks que eu já recebi e que mais me deram pistas para grandes aprendizados, simplesmente eu não teria recebido se eu não tivesse pedido. Procure pedir feedbacks regularmente, certamente as pessoas ao seu redor estão percebendo coisas sobre você que poderão lhe ajudar bastante no seu processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento. Acontece com você, de vez em quando, a oportunidade de trabalhar com alguém novo, num projeto específico ou num evento? Está aí uma boa oportunidade de pedir as percepções de outras pessoas sobre sua atuação.
Lembre-se sempre de agradecer. Procure não justificar porque você agiu ou deixou de agir de uma determinada maneira. Às vezes pode ser algo que lhe incomode e nesse caso você deve agradecer pela sinceridade e dizer que vai pensar e analisar. De fato, sempre analise cuidadosamente as informações que receber. Em cada percepção compartilhada há reservada uma oportunidade de melhoria.
O poder de feedback estará mais à sua disposição se:
Como um líder, você tiver, como um dos seus valores profissionais, o habito de estimular um ambiente favorável à rápida troca de feedbacks de forma madura. Seja um exemplo nesse sentido dando e pedindo feedbacks principalmente para pessoas lideradas por você.
Como membro de uma equipe, você deve cuidar das relações do seu entorno de forma que estejam sempre abertos esses canais de troca de informações que propiciam identificação e reconhecimento de pontos fortes e de oportunidades.
Como disse acima, não pretendi aqui esgotar o assunto, se você sente necessidade de se aprofundar no tema, busque mais informações, vale a pena!
Sucesso e até a próxima!!
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