A natureza inspira e ensina!

Por: Daniel Spinelli 

(Consultor de Desenvolvimento Humano da PS Treinamento Empresarial)

Há algumas semanas fui convidado para coordenar um programa de imersão em liderança no Tocantins. Nada de muito novo a não ser pelo fato de que o treinamento aconteceu durante uma expedição de 3 dias pelo Jalapão.

Superintendentes, diretores e gerentes de uma importante organização que atua no estado, totalizando 14 líderes trocaram o conforto de uma sala com ar condicionado por uma vivência fora de série que incluía descer um rio de água potável remando botes infláveis e acampar em praias desertas.

Acredito muito no potencial de transformação pessoal a partir de uma experiência dessa importância quando feita de forma planejada, estruturada e com uma equipe de apoio competente.
Além da vivência de grupo que é bastante intensa nesse tipo de programa, a natureza, quando observada com cuidado, inspira muitos aprendizados e reflexões.

Uma das reflexões mais marcantes e profundas que já facilitei foi durante esse trabalho, enquanto nossa equipe de apoio preparava o jantar e enquanto o entardecer se transformava em um céu estrelado. Algumas falas davam intervalo para apreciar e ouvir as araras que nos sobrevoaram algumas vezes. Ao invés de perder a concentração, os participantes compartilhavam de forma ainda mais rica como aquele momento único, proporcionado pela natureza, os estava influenciando a se tornarem líderes ainda melhores.
Voltei dessa viagem com uma crença reforçada: “A natureza inspira e ensina”
Caros leitores, lhes provoco a:

Ir mais para fora daquilo que convencionamos confortável, viver mais experiências junto à natureza com sua família, colegas de trabalho ou só com você mesmo.

Contemplar as paisagens que estiverem cercando o seu caminho.

Escutar a natureza.

“A Terra tem música para aqueles que ouvem”.

Em suas visitas a ambientes naturais lembre-se que segurança e respeito ao meio devem ser prioridades.
Até a próxima.

Daniel Spinelli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *