Boas dicas de liderança

Fato…

Uma das principais regras do mundo corporativo é que não existem verdades absolutas, tudo é em relação à concorrência. Você pode ter um ótimo produto, um ótimo serviço, uma equipe e uma estratégia exemplar, mas se tudo isso não for suficiente para superar seu concorrente, você vai acabar perdendo espaço no mercado.

Análise…

Steve Tobak, consultor de gestão, coach executivo e sócio-diretor da Invisor Consulting (empresa especializada em assessorar executivos e equipes de pequenas e médias empresas de tecnologia na estratégia de negócios e gestão), publicou na revista Inc. dicas sobre como alcançar o topo, se manter nele e conquistar o sucesso como líder, executivo ou empreendedor.

Reflexão…

Algumas das dicas citadas por Steve são as seguintes:
Aprenda com a experiência – Aprenda sempre com a experiência, ela é uma grande professora. Aprenda tanto com a sua quanto com a dos outros. A experiência funciona como uma enorme cascata, uma fonte inesgotável de sabedoria e conhecimento.
Delegue tarefas – O líder deve se concentrar em algumas tarefas específicas, como definir e comunicar a visão e a estratégia da empresa e contratar e reter os melhores talentos. Deve procurar delegar as demais atividades, a fim de focar nos afazeres próprios da sua posição, para desempenhá-los da melhor maneira possível.
Dê continuidade às ações – Deixar de agir ou não dar continuidade às ações é uma das principais causas da queda da liderança. Começar a criar atalhos, diminuir o ritmo e reagir a uma única fonte de dados são alguns exemplos de como isso pode acontecer. Assim, busque sempre manter o foco e dar continuidade às decisões inteligentes.
Envolva seus stakeholders Você deve procurar envolver as principais partes interessadas, como seus clientes, funcionários e investidores. Dê a eles as informações das quais precisam de maneira clara e direta. Faça perguntas importantes e ouça atentamente o que eles têm a dizer. Sempre faça o possível para motivá-los.
Identifique e retenha talentos – Aprenda a identificar os funcionários que você não pode perder e procure retê-los, através de reconhecimento e motivação.
Fique atento aos números – Demonstrações de resultado indicam a saúde do negócio. Se você está fazendo um bom trabalho como líder, sua equipe está engajada e sua entrega é boa, isso será revertido em números. Fique atento a eles!
São algumas dicas que podem lhe ajudar a se destacar como líder, o que pode repercutir no bom desempenho da sua equipe e empresa, contribuindo para o sucesso do negócio como um todo.

Referência:
http://www.inc.com/steve-tobak/10-things-leaders-must-learn-to-do.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *