A meditação na liderança

Executiva meditando sobre a mesa

O desenvolvimento da capacidade de gerir melhor as emoções, para quem ocupa cargos de liderança, torna-se cada vez mais fundamental.

As competências técnicas e a visão dos processos nunca deixarão de ser importantes, ainda que, em alguns casos, possam cair de nível de prioridade. O que é indiscutível é que um líder precisa se destacar pela capacidade de gerenciar os relacionamentos e ter equilíbrio emocional e maleabilidade para conduzir equipes por situações de mudanças drásticas e pressão. 

A questão é que não  temos, necessariamente, coragem de expor nossos sentimentos e emoções, principalmente quando envolve a vida profissional. Por quê? Muitos de nós fomos inseridos em um mundo onde mostrar vulnerabilidade para os outros é sinal de fraqueza e de derrota. Muitas vezes, acabamos “engolindo sapos” e não nos posicionando, para que não haja julgamentos ou qualquer comentário sobre o nosso comportamento. Outras vezes, explodimos com uma reação exacerbada porque uma determinada situação nos engatilhou. 

Importante ressaltar que gerenciar as emoções não significa deixar de sentir, mas passar a se perceber, monitorar, e assim ter maior consciência sobre como estamos nos sentindo e o impacto do nosso comportamento nas pessoas ao nosso redor. O desenvolvimento da capacidade da autogestão torna possível, primeiramente, construir uma relação saudável consigo mesmo, e consequentemente,  relações mais harmônicas com quem está ao nosso redor. 

 

“As emoções não ajustam apenas a nossa saúde mental, mas também nossos estados corporais. Desta forma, nos preparam para reagir rapidamente frente aos perigos, mas também diante de qualquer oportunidade que o ambiente nos ofereça, como uma interação social prazerosa”, disse Lauri Nummenmaa, professor de neurociência e líder de uma equipe de cientistas.

Cada vez mais, o líder que se preocupa com o desenvolvimento das suas habilidades socioemocionais se diferencia em sua atuação, proporcionando a todos a sua volta um ambiente mais compassivo, mais positivo e de mais confiança. A consciência das emoções leva um líder a evitar pré-julgamentos e a gerenciar os conflitos de um time para um nível saudável e produtivo. Sim, estamos dizendo aqui que um líder que gerencia melhor suas emoções conduz um time a melhores resultados e ajuda a criar um ambiente desejável de se trabalhar e, com isso, mais perene e evolutivo. 

Então, se você lidera pessoas, já deve estar se perguntando: como faço para desenvolver essa importante habilidade? E aqui introduzimos nossa sugestão com base em dois fatores:

1 – Experiência própria 

2 – Estudos científicos

 

Já sabe do que estamos falando? Nossa recomendação é: Meditação.  Se não pratica ainda, sugerimos que comece hoje. Sim, o livro “Ciência da meditação”, dos autores Daniel Goleman e Richard Davidson, é apenas uma das fontes nas quais você pode coletar diversas comprovações científicas de que a meditação nos ajuda a treinar a nossa mente para ter mais capacidade de presença, perceber e gerenciar nossas emoções. Bom, há muitos outros benefícios da meditação que não vamos explorar aqui agora para não nos delongarmos, mas, se você quer liderar melhor e desenvolver suas habilidades socioemocionais, realmente deveria dar mais atenção a isso.

Caso você já não tenha um caminho para aprender e praticar meditação, sugiro que você nos acompanhe no canal do instagram: @daniel.spinelli, onde temos postado uma série de meditações guiadas e dicas.

Se você é de uma organização e quer levar um programa de introdução à meditação para sua equipe, uma olhada nesse programa que lançamos recentemente. Mindfulness para Empresas

Novos hábitos nos levarão a novos resultados.

Equipe MaisPS 

 

Transparência – O site maisps.com.br faz parte do Programa de Associados da Amazon.com.br, iniciativa que permite que sites monetizem seus conteúdos através de links comissionados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atenção Plena
Autoconhecimento
maisPS

A Meditação na Liderança – Entrevista

Para explicar melhor sobre as práticas que podem ajudar a aperfeiçoar a maneira como você lidera, convidamos o co-fundador da maisPS, Daniel Spinelli,  estudioso, professor

Saiba mais
Detox Digital
Autoconhecimento
maisPS

Detox Digital

Detox Digital Será possível? Em meio à correria do dia-a-dia para resolver nossos problemas profissionais, os problemas da família, e ainda lidar com um cenário

Saiba mais
Executiva meditando sobre a mesa
Liderança
maisPS

A meditação na liderança

O desenvolvimento da capacidade de gerir melhor as emoções, para quem ocupa cargos de liderança, torna-se cada vez mais fundamental. As competências técnicas e a

Saiba mais

CURITIBA
(41) 3357-3537 | (41) 99225-4086
hello@maisps.com.br

SÃO PAULO
(11) 4680-3576
hello@maisps.com.br