Vamos iniciar com uma pergunta: de quanto em quanto tempo você dá
feedbacks para sua equipe? Ou melhor, qual é o conceito desse tal de
Feedback?Os professores Sheila Heen e Douglas Stone, ambos da Universidade de Harvard, defendem que os feedbacks devem ser vistos como
conversas de igual para igual, nas quais os dois lados têm liberdade para se expressar e discutir até que estejam alinhados.É preciso ter em mente que para que as interações sejam realmente consideradas feedbacks devem ter como único objetivo o
desenvolvimento de quem os recebe.Ou seja, o segredo para uma
liderança estratégica é criar o hábito de desenvolver constantemente sua equipe e gerar valor tanto para você, como líder, quanto para a empresa. E, ao nosso ver, os
feedbacks são a maneira ideal de fazer isso.Por isso, vamos compartilhar com você
dicas importantes sobre o período ideal para dar
feedbacks para sua equipe.
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feedbacks de forma eficaz?
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Qual é a melhor frequência para dar feedbacks?
#1 Semanalmente
Pode ser uma boa! Mas cuidado para não sobrecarregar o tempo de sua equipe (e o seu). Caso seus
feedbacks exijam reuniões de longa duração, talvez seja melhor torná-los quinzenais, ou mensais.
O que você pode fazer: dê
feedbacks espontâneos! Elogie no mesmo momento em que o funcionário apresentar algo de qualidade. Dê dicas (e não broncas) sobre aspectos em que ele pode melhorar. Alerte sobre erros que podem prejudicar pontos determinantes do negócio.
#2 Mensalmente, bimestralmente e trimestralmente
Estes são exemplos de boa frequência para reuniões mais elaboradas de
feedbacks. Como o intervalo entre uma reunião e outra é maior, você tem tempo para – e deve fazê-lo – refletir sobre o que deve dizer e, dessa forma, pode dar seus
feedbacks com exemplos objetivos, sem deixar de levar em conta as necessidades e desejos do seu interlocutor.
Lembre-se de nunca evidenciar apenas os aspectos negativos (a serem melhorados), pois isso pode desmotivar sua equipe e prejudicar seus resultados.
#3 Semestralmente
Muita coisa pode acontecer nesse período. Se a ideia é trabalhar com um espaçamento de tempo de seis meses, é importante bastante planejamento e análise, pois o encontro será longo e é essencial tomar
cuidado para não desgastar seus funcionários e nem sobrecarregá-los com “ações de melhoria”.
#4 Anualmente
Com a
alta rotatividade nas empresas, pode ser que sua equipe inteira já não seja a mesma do ano anterior. Esse, portanto,
não é um intervalo adequado para programar seus
feedbacks.
#5 Feedbacks têm que ser periódicos? Oi?

Seus
feedbacks são apenas espontâneos? Você não costuma planejá-los e nem marcar reuniões para conversar com sua equipe ou com cada um de seus funcionários?
Isso pode prejudicá-lo!Além da possibilidade de
desmotivação da sua equipe por falta de atenção, você corre o risco de que eles não estejam tão
focados nas metas. Com a instituição de reuniões periódicas, a tendência é que sua equipe passe a s
e preparar mais por saber que os resultados serão
analisados e comentados no futuro.
Você ainda está inseguro sobre como realizar reuniões de
feedbacks com sua equipe? Não se preocupe! Nós somos especialistas no assunto, conheça nossas
soluções para liderança.
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