Muito se fala em transformação digital. Gostaríamos de ressaltar dois fatores em especial:
- Pressões externas quanto a mudanças estruturais nas empresa
- A chegada de novas gerações, que estão exigindo reinvenções internas
Ou seja, mudanças por toda parte, pouco tempo para fazê-las e muito sofrimento no processo.
A transformação digital está causando sofrimento na sua empresa?
Você também se sente sufocado pela velocidade e insegurança do momento?
Diante desse cenário, mais do que nunca, é necessário encontrar maneiras de investir na proteção das pessoas dentro das empresas. Pois ela estão muito vulneráveis.
Os impactos da transformação digital na saúde das organizações
A pressão por resultados e a instabilidade do momento estão aflorando sentimentos de raiva, ansiedade, medo. Assim, aumentando o sofrimento emocional.
Esse é o motivo pelo qual o Fórum Econômico Mundial identificou a Inteligência Emocional como uma das 10 principais habilidades do presente e do futuro. Afinal, ela auxilia diretamente na capacidade de:
- Melhorar o ambiente marcado pela pressão
- Criar melhores relacionamentos
- Melhorar pensamento crítico
- Ter um olhar sistêmico
O que fazer? E como?
As organizações precisam pensar em estratégias e práticas internas de gestão de pessoas. Em primeiro lugar, visando a implementação de uma cultura de inteligência emocional, para que todos possam lidar melhor com a transformação digital e seu ambiente de constante mudança e muitos desafios.
Não estamos falando de deixar de lado as metas e objetivos da empresa. Porém, a nova responsabilidade é de criar um ambiente de segurança psicológica dentro do time. Para que, dessa forma, todos possam caminhar em uma jornada mais leve e equilibrada em direção à inovação.
#1 Promova a confiança, diminua a competição
Sua equipe pode estar sofrendo pela falta de confiança entre os membros e você ainda nem notou.
Times com deficiência de confiança:
- Demoram mais para realizar tarefas
- Não pedem ajuda
- Guardam ressentimentos
- Não dão feedbacks
- Evitam conversas difíceis e importantes
Entre outros comportamentos que requerem um maior preparo emocional.
De acordo com a PricewaterhouseCoopers, mais de 75% das pessoas abaixo de 30 anos acredita que feedback é muito valioso, mas menos de 30% afirmou realmente receberem feedback.
O feedback é uma estratégia importante de construção de confiança. Afinal, requer exposição, empatia, autoconhecimento e maturidade.
Criar um ambiente de confiança também prevê diminuir a competição, apoiar a resolução de problemas em conjunto e, principalmente, promover a co-criação.
Criar um ambiente de confiança é sinônimo de humanizar as relações:
- Um lugar que seja possível errar sem ser massacrado ou humilhado, desde que esteja comprometido com o acerto.
- Um ambiente permite que o líder também erra e não possui todas as respostas sempre.
- Um ecossistema no qual as emoções pessoais sejam entendidas, e não rejeitadas.
#3 Vulnerabilidade: um ato de coragem
Quando pensamos em vulnerabilidade, normalmente nos remete à fragilidade ou a algo que deveria ser evitado, concorda?
Resultado: sofremos muito quando somos colocados frente a situações que exigem exposição ou quando temos algum tipo de ato falho, o que nos dá a sensação de não sermos bons o bastante.
No entanto, a pesquisadora e especialista no tema, Brené Brown, revela que a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza e sim a melhor definição de coragem.
Na prática, a vulnerabilidade significa a disposição de se expor, de se expressar de uma forma autêntica e franca, de correr riscos e realizar tarefas sem a garantia de um resultado. Consequentemente, de colher os aprendizados e soluções mais inovadoras geradas a partir dessa atitude genuína.
Entenda mais sobre O poder da vulnerabilidade e reconheça o Poder da Coragem com Brené Brown.
#4 A empatia e sua importância transformadora
Você sabia que:
- 80% dos funcionários não acha que a empresa que ele trabalha é empática
- 60% aceitaria receber um salário inferior se o empregador demonstrasse empatia
- 92% teriam maior probabilidade de permanecer na empresa se tivessem mais empatia com suas necessidades?
Preocupado com esses números?
Em um cenário marcado pela pressão por resultados e emoções à flor da pele, é preciso encontrar uma maneira de se relacionar e construir conexões saudáveis com todas as pessoas.
Independente do quão difícil seja uma relação, cultivar compaixão pelos colegas e olhar atentamente às necessidades de cada um, é um bom começo. Mas você sabe o que é ter empatia?
O papel da empatia
Nós vivemos em uma realidade totalmente baseada em nossas próprias experiências e em nossos próprios sentimentos. Nesse sentido, ter empatia é ser capaz se colocar na perspectiva da outra pessoa, compreendendo suas emoções e sua realidade.
A habilidade de se comunicar e entender as emoções uns dos outros é o segredo para manter boas relações e serve tanto para a melhora da comunicação quanto para a criação de soluções.
O Programa Search Inside Yourself, nascido e testado na Google, é um programa de Inteligência Emocional com base em Mindfulness focado em líderes, que constrói bases para lidar com os desafios e a volatilidade da transformação digital. Uma pesquisa com mais de 1,500 pessoas que participaram dos programas, provou que 64% dos participantes passaram a implementar a empatia, se colocando no lugar do outro antes de dar um feedback.
Conheça mais sobre o Search Inside Yourself, clicando aqui!
#5 Que os conflitos sejam produtivos
Uma grande fonte de sofrimento nas empresas remete aos conflitos gerados entre diferentes áreas por falta de alinhamento e colaboração.
Para contornar essa situação, é necessário promover a comunicação entre as diferentes equipes, para que se conheçam melhor e possam criar confiança, amenizar a competição e promover a empatia.
Apresentar projetos para diferentes áreas e conviver com líderes do outro setor são atitudes simples que evitam sofrimento e resultam na ampliação da visão sistêmica e na criação de soluções conjuntas e inovadoras.
Ação!
Apenas 15% dos empregados ao redor do mundo, em meio à transformação digital, estão engajados no trabalho e poucas organizações estão atentas a este número.
Investir na cultura de inteligência emocional é essencial para a saúde da sua empresa. Afinal, funcionários mais felizes criam melhores ecossistemas, o que leva a uma melhor produtividade.
Inteligência emocional
A TalentSmart conduziu uma pesquisa com mais de um milhão de pessoas e descobriu que 90% dos funcionários de alto desempenho são qualificados para administrar suas emoções em momentos de estresse, a fim de manter a calma e o controle.
Você quer resultado? Então precisa começar a olhar de forma mais profunda para seus colaboradores.
Vamos fazer essa transformação juntos? Leve o mais confiável programa de Inteligência Emocional para a sua empresa.
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