Em meio à
correria do dia-a-dia para resolver nossos
problemas profissionais, os
problemas da família, e ainda lidar com um
cenário instável em que as interações digitais nos conectam aos outros, como equilibrar a tecnologia em nossa vida? Como separar os assuntos profissionais dos pessoais, sendo que muitas vezes utilizamos o mesmo aplicativo para ambos os assuntos?
Os estímulos durante um dia todo são inúmeros e cada vez mais as informações que recebemos impactam muito na nossa maneira de ver e viver o mundo à nossa volta.
Quantas vezes você lembrou de fazer alguma coisa no celular e, após alguns minutos verificando as atualizações e notificações, simplesmente esqueceu o que iria fazer?
Nós já estamos fazendo isso de maneira automática, como se estivéssemos programados a responder aos estímulos das redes sociais e grupos de aplicativos toda vez que há atualizações.
A
você/SA publicou, em agosto de 2020, alguns sinais de atenção para que possamos identificar se há oportunidades de melhoria para nos relacionarmos de maneira mais saudável com a internet e com as redes sociais.
- É impossível dormir com o celular longe do campo de visão, pois você precisa responder às mensagens mesmo se estiver dormindo.
- Sente-se frustrado quando percebe que a bateria do celular está acabando e pode ser que ele tenha que ficar desligado por um período.
- Prefere as interações digitais ao contato humano presencial.
- Procura por novas informações e atualizações em qualquer oportunidade possível do dia.
- Fica ansioso quando ouve que há uma nova notificação, mas não pode verificar o aparelho no mesmo momento.
Você se identifica com algum dos sinais que vimos acima?
A quantidade de horas que passamos em torno de um equipamento, seja ele móvel ou não, ultrapassa 8 horas diárias!
O
Instituto Delete, que desde 2008 pesquisa o impacto das tecnologias do comportamento humano, defende o uso consciente das tecnologias e cita:
“ A dependência digital não está diretamente relacionada ao tempo de conexão de uma pessoa aos seus dispositivos eletrônicos; mas sim ao nível de perda de controle na vida real, trazendo prejuízos nos campos profissional, familiar, afetiva ou social!”.
Você sente que pode melhorar a sua qualidade de presença com as pessoas do seu convívio deixando um pouco de lado a tecnologia?
Trouxemos algumas
ideias que podem ajudar a fazer um detox digital quando sentir que precisa “dar um tempo”:
- Inicie o seu dia com uma meditação e coloque seu celular no silencioso. Você tem uma oportunidade de iniciar o seu dia mais consciente e a fluidez dos pensamentos vão gerar estímulos internos que vão ocupar sua mente de maneira produtiva.
- Evite mexer no celular algumas horas antes de dormir. Substituir a interação nas redes pela leitura de um livro pode acalmar a sua mente.
- Pratique uma atividade física ou um hobbie que te faça relaxar, como fazer sua sobremesa predileta, assistir a um filme ou estudar um tema pelo qual você se interessa, com o celular desligado ou no modo avião. Focar no momento presente pode domar a sua ansiedade por atualizações.
- Quando sentir que os pensamentos estão muito acelerados, coração batendo mais forte e falta de ar, é um sinal de que você está ansioso e precisar de um tempo de novos estímulos. Além de silenciar o celular, tente Parar, Respirar, Perceber, Ponderar para depois Responder a qualquer estímulo. PRPPR é uma ferramenta de gestão das emoções que pode te ajudar nos momentos desafiadores.
- Experiencie um período sem celular ou com as notificações no silencioso para contemplar a natureza ou simplesmente não fazer nada.
Você acha que consegue implementar pelo menos uma das dicas acima?
Compartilhe nos comentários a sua experiência e o que funcionou para você.
Precisa de mais dicas para desconectar? Implemente práticas diárias para manter o foco e concentração nas suas atividades. Conheça a
Jornada da Inteligência Emocional, 5 módulos, totalizando 12 horas de conteúdo exclusivo 100% digital.
Clique aqui e veja como
Marcio Roberto
Gostei do seu conteúdo, até salvei aqui nos favoritos para
ler depois com calma outras publicações. Não sei se vocês
já possuem alguma forma de divulgação online (ou
marketing digital), mas seu site merece ser conhecido e
visitado por mais pessoas com certeza.
O que te motiva a aprender? – maisPS
[…] um tempo para você, desligue-se: ter um tempo para pausa e descanso é fundamental! Reúna-se com sua família, com seus amigos, ou […]
Maria Silva
Artigo interessante, irei retornar ao seu site com mais
frequência, para mais artigos como estes. Obrigada
maisps maisps
obrigado Maria! fique a vontade para compartilhar com quem acredita quer possa aproveitar também!
Marcio Roberto
To passando aqui de novo, pois já tinha salvo nos meus
favoritos para ler depois com calma outras postagens.
Quero te dar uma Sugestão… Como Anda as suas
Divulgações? Já Pensou em Dar uma Turbinada no Número
de Visitantes Reais por Aqui? E Quem Sabe Conseguir
Novos Clientes? Se eu puder te ajudar de alguma forma
gratuitamente, entra em contato comigo pelo email.