A saúde mental no ambiente de trabalho ganhou um novo destaque com a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que passa a exigir das empresas a avaliação dos riscos psicossociais como parte das suas obrigações legais. Embora a entrada em vigor da medida tenha sido adiada para 2026, o tema já está movimentando lideranças e áreas de Recursos Humanos em todo o país.
Em entrevista recente à Revista Fórum, nosso CEO e especialista em desenvolvimento humano, Daniel Spinelli, comentou os impactos e desafios dessa nova legislação. Segundo ele, o adiamento pode ser positivo se for aproveitado como uma janela de oportunidade para que as empresas se organizem e promovam mudanças estruturais — e não apenas burocráticas.
Ele destacou que fatores como jornadas extensas, metas excessivas, ausência de suporte emocional e assédio moral não podem mais ser tratados como problemas individuais. Ao serem reconhecidos legalmente como riscos, abrem caminho para culturas organizacionais mais humanas, saudáveis e sustentáveis.
Na MAISPS, acreditamos que resultados sustentáveis nascem do fortalecimento de competências humanas e da conexão entre pessoas, cultura e estratégia. A nova NR-1 reforça essa visão ao reconhecer que a saúde mental é parte fundamental da gestão de riscos nas organizações. Nosso compromisso é fortalecer culturas organizacionais, preparar lideranças e desenvolver equipes para os desafios do futuro. Contribuindo para ambientes mais saudáveis, conscientes e preparados para essa nova realidade.
Como bem apontou Daniel Spinelli na entrevista para a jornalista Júlia Motta:
“Eu realmente acredito que a NR-1 pode protagonizar a abertura da discussão sobre saúde mental no trabalho em níveis associativos, em grupos de estudo acadêmicos e, principalmente, no ambiente organizacional — onde acredito que haverá maior impacto —, no qual líderes, profissionais de RH e colaboradores poderão enxergar a norma como um guia efetivo para a melhoria do ambiente.”
👉 Leia a entrevista completa na Revista Fórum.