Você não programa seus feedbacks? Saiba como isso pode prejudicar sua equipe

Vamos iniciar com uma pergunta: de quanto em quanto tempo você dá feedbacks para sua equipe? Ou melhor, qual é o conceito desse tal de Feedback?

Os professores Sheila Heen e Douglas Stone, ambos da Universidade de Harvard, defendem que os feedbacks devem ser vistos como conversas de igual para igual, nas quais os dois lados têm liberdade para se expressar e discutir até que estejam alinhados.

É preciso ter em mente que para que as interações sejam realmente consideradas feedbacks devem ter como único objetivo o desenvolvimento de quem os recebe.

Ou seja, o segredo para uma liderança estratégica é criar o hábito de desenvolver constantemente sua equipe e gerar valor tanto para você, como líder, quanto para a empresa. E, ao nosso ver, os feedbacks são a maneira ideal de fazer isso.

Por isso, vamos compartilhar com você dicas importantes sobre o período ideal para dar feedbacks para sua equipe.

Quer saber como dar feedbacks de forma eficaz? Clique aqui.

Qual é a melhor frequência para dar feedbacks?

#1 Semanalmente

Pode ser uma boa! Mas cuidado para não sobrecarregar o tempo de sua equipe (e o seu). Caso seus feedbacks exijam reuniões de longa duração, talvez seja melhor torná-los quinzenais, ou mensais.

O que você pode fazer:feedbacks espontâneos! Elogie no mesmo momento em que o funcionário apresentar algo de qualidade. Dê dicas (e não broncas) sobre aspectos em que ele pode melhorar. Alerte sobre erros que podem prejudicar pontos determinantes do negócio.

#2 Mensalmente, bimestralmente e trimestralmente

Estes são exemplos de boa frequência para reuniões mais elaboradas de feedbacks. Como o intervalo entre uma reunião e outra é maior, você tem tempo para – e deve fazê-lo – refletir sobre o que deve dizer e, dessa forma, pode dar seus feedbacks com exemplos objetivos, sem deixar de levar em conta as necessidades e desejos do seu interlocutor.

Lembre-se de nunca evidenciar apenas os aspectos negativos (a serem melhorados), pois isso pode desmotivar sua equipe e prejudicar seus resultados.

#3 Semestralmente

Muita coisa pode acontecer nesse período. Se a ideia é trabalhar com um espaçamento de tempo de seis meses, é importante bastante planejamento e análise, pois o encontro será longo e é essencial tomar cuidado para não desgastar seus funcionários e nem sobrecarregá-los com “ações de melhoria”.

#4 Anualmente

Com a alta rotatividade nas empresas, pode ser que sua equipe inteira já não seja a mesma do ano anterior. Esse, portanto, não é um intervalo adequado para programar seus feedbacks.

#5 Feedbacks  têm que ser periódicos? Oi?

pessoa-chocada-feedback-periodico

Seus feedbacks são apenas espontâneos? Você não costuma planejá-los e nem marcar reuniões para conversar com sua equipe ou com cada um de seus funcionários? Isso pode prejudicá-lo!

Além da possibilidade de desmotivação da sua equipe por falta de atenção, você corre o risco de que eles não estejam tão focados nas metas. Com a instituição de reuniões periódicas, a tendência é que sua equipe passe a se preparar mais por saber que os resultados serão analisados e comentados no futuro.

Você ainda está inseguro sobre como realizar reuniões de feedbacks com sua equipe? Não se preocupe! Nós somos especialistas no assunto, conheça nossas soluções para liderança.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *