O que é Mindfulness?

Mindfulness, em poucas palavras, significa a capacidade de gerenciar nossa atenção de forma a focá-la no momento presente. Pareceu complexo? Vamos ver um exemplo para entender melhor o que é Mindfulness.

Durante uma conversa pelo telefone ou em uma reunião, você se dá conta que a pessoa à sua frente está um pouco distraída: o famoso de corpo presente. E, na verdade, ela está pensando na lista do supermercado, na reunião da escola, ou na viagem de férias que está chegando em breve… 

Já aconteceu com você?

De fato, nossa mente é cheia de distrações. Mas em algumas situações, acaba sendo bastante desagradável. Além disso, a falta de atenção em momentos importantes pode gerar problemas como falta de produtividade.

E o que isso tem a ver com Mindfulness? 

Se formos traduzir o que é Mindfulness, o mais próximo seria “Atenção Plena”. Ou seja, a capacidade de gerenciar nossa atenção colocando foco no que realmente é importante. No caso citado acima, uma reunião ou um telefonema. 

Trata-se da habilidade de direcionar o foco ao momento presente, com uma atitude de abertura e curiosidade, mesmo que o assunto não pareça tão importante ou interessante.

Um movimento bastante recente impulsionado por pessoas ou organizações em torno desse conceito se deve ao fato de que pesquisas concluíram em provas científicas dos efeitos positivos dessa habilidade mental, tais como:

  • Prevenção de depressão;
  • Modificação dos padrões cerebrais responsável pela ansiedade e pelo estresse;
  • Gestão do tempo;
  • Melhoria nas relações interpessoais;
  • Muitos outros… 

Quer saber mais sobre os benefícios dessa capacidade? Entenda os benefícios do mindfulness em nosso próximo artigo. 

5 Benefícios da Atenção Plena na sua vida profissional

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×