Gestão do Tempo: 6 Ações Poderosas para Aumentar a Produtividade

ações-poderosas-para-aumentar-a-produtividade e a gestão do tempo
 

DÊ CONTA DA ROTINA SEM ENLOUQUECER

Independente de qual seja a sua função, provavelmente muitas vezes você se encontre sobrecarregado de trabalho. Muitas pessoas reagem ao estresse dessas situações trabalhando em várias tarefas ao mesmo tempo, o que é praticamente o mesmo que não estar trabalhando em nada; ou não priorizam adequadamente seus afazeres e acabam perdendo prazos, prejudicando toda a empresa. Isso significa que você não está fazendo a gestão do tempo.

Como Dar Conta de Todas as Demandas de Forma Saudável?

A resposta para essa pergunta é algo que pode auxiliá-lo(a) imensamente em todos os momentos da sua vida profissional e pessoal: a gestão do tempo. Para gerenciá-lo de maneira eficaz, é preciso muito foco, planejamento, organização e priorização adequada dos afazeres.

Como fazer?

Abaixo vamos compartilhar alguns métodos que podem ajudá-lo(a) a priorizar corretamente os afazeres e, consequentemente, administrar melhor o seu tempo:

# Planeje tudo

Faça uma lista de tudo o que você precisa fazer, e lembre-se de que nada é tão pequeno que não precise entrar na lista. Quando suas ações são planejadas, a quantidade de coisas que consegue realizar é incrível! Talvez você possa adotar o hábito de, no final de cada dia, montar a sua agenda para o dia seguinte e visualizar todas as tarefas. Isso ajuda a não esquecer e a organizar todas as atividades.

Método ABCDE – A partir da lista, que inclui também suas atividades de rotina, determine as prioridades considerando a seguinte classificação:

    • Nível A: Tarefas que, se não forem feitas hoje, terão consequências negativas significativas.
    • Nível B: Tarefas que podem ter uma consequência levemente negativa se não forem concluídas hoje.
    • Nível C: Tarefas que não terão nenhuma penalidade se não forem concluídas hoje.
    • Nível D: Tarefas que podem ser delegadas a outros profissionais da empresa.
    • Nível E: Tarefas que poderiam ser eliminadas.

Comece pelas tarefas que tem maior prioridade e, se constar na sua lista vários itens para cada nível (por exemplo, 6 atividades de nível A), você precisa definir a ordem: A1, A2, etc.

 

# Comece pela tarefa que mais importa – mesmo que seja a mais difícil.

 

Esse método consiste em começar o trabalho pela tarefa maior e mais importante. Talvez você esteja adiando essa tarefa por considerá-la difícil, mas a procrastinação pode levá-lo(a) a ter um desempenho menor do que o esperado, principalmente se a tarefa for feita no último instante e, além disso, a concentração em outras atividades pode diminuir, já que a tendência é que você fique pensando nessa tarefa.

“As coisas mais difíceis muitas vezes são as mais importantes”

(Leo Babauta) 

Concentre-se em afazeres realmente difíceis que você anda evitando: você estará fazendo menos coisas, mas será muito mais eficaz.

 

Seguem abaixo 5 dicas para ajudar você com as tarefas difíceis:

1 – DESCUBRA AS SUAS COISAS DIFÍCEIS:

Tire um tempo para descobrir quais são as coisas difíceis que você precisa fazer. São necessários apenas alguns minutos para que você possa se concentrar e refletir.

2 – TOME UM MOMENTO E COMPROMETA-SE:

Escolha uma coisa difícil e comprometa-se para os próximos minutos.

Poderia ser uma tentativa de escrita, um treino pesado de curta duração, ou o pagamento de algumas contas. Escolha uma coisa, não todas. Comprometa-se para os próximos 10, 15 ou 25 minutos.

3 – LIMPE TUDO:

Faça uma lista das tarefas que você precisa fazer depois e, em seguida, feche todas as abas, todas as janelas, todas as notificações. Só você e a tarefa difícil.

4 – NÃO SE DEIXE CORRER:

Sua mente vai querer fugir da tarefa difícil porque temos a tendência a realizar atividades mais fáceis, confortáveis e talvez até mais agradáveis. Porém, adiar as coisas difíceis, concentrando-se no fácil e agradável pode ter consequências futuras. Portanto, se você perceber a sua mente querendo correr, não corra.

5 – APROVEITE:

“Levantamento de peso é difícil, mas eu amo isso. Parece que eu sou muito forte, como se eu estivesse realizando algo grande, como se eu pudesse conquistar o mundo”. 

Você pode ter o mesmo tipo de sentimento sobre qualquer tarefa difícil – ao invés de pensar em como é complicado, pense o quão incrível é você poder mover algo tão pesado. E seja grato quando puder.

# Desfrute da sensação de tirar da lista o que já foi finalizado

Quando terminar uma tarefa, desfrute da sensação de tirá-la da lista, o que pode servir de motivação para que você seja cada vez mais produtivo. O que não conseguir terminar, reagende para o dia seguinte.

 

# Princípio de Pareto:

Também conhecido como a Regra 80/20, significa que 20% do que você faz durante o dia vai produzir 80% do seu resultado. É chocante se você parar para pensar quanto tempo gasta com coisas que não são tão significativas. Identifique os afazeres que são cruciais e comece a focar mais neles!

# Como fazer do e-mail um poderoso aliado:

Um dos meios de comunicação mais antigo e mais utilizado nas organizações pode ser uma poderosa ferramenta de produtividade, mas, se mal utilizado, rapidamente vira vilão. Veja como fazer do e-mail um poderoso aliado, com estas 5 dicas:

1 – CONFIGURE FILTROS DE E-MAIL

Mantenha na caixa de entrada somente os e-mails mais importantes e que demandam alguma ação.

2 – DESLIGUE-SE DOS NOVOS E-MAILS

Verifique seus e-mails “x” vezes por dia, dentro de horários pré-fixados.

3 – PARE DE USAR O E-MAIL COMO SUA LISTA DE COISAS A FAZER

Tenha uma lista real de tarefas e compromissos que precisam ser cumpridos e traga do e-mail para essa lista apenas o que realmente precisa estar nela.

4 – LIMPE A CAIXA DE ENTRADA COM FREQUÊNCIA

Responda, delete ou arquive.

5 – NÃO FAÇA DO E-MAIL SUA ÚNICA OU PRINCIPAL FORMA DE COMUNICAÇÃO

Opte por conversas que permitam contato “olho no olho”.

E como última sugestão de método para obter a produtividade é:

# Desconecte-se para se conectar

MEDITE

Você já se deparou com situações em que a ansiedade toma conta e você não consegue gerir as atividades do seu dia a dia? E, ao final do expediente, acaba com uma sensação de insatisfação e improdutividade, mesmo depois de uma agenda intensa?

Pois é… Em um mundo com tantas exigências e uma rotina acelerada, muitas vezes não sabemos como reagir e perdemos tempo com a mente divagando. Porém, praticar a meditação pode trazer melhoras significativas justamente na sua concentração e produtividade, porque ajuda a acalmar a mente, potencializando o foco naquilo que é importante.

Através da meditação de “Mindfulness”, você irá conseguir manter o foco naquilo que é importante e entender o propósito da atividade que você está realizando no momento. O movimento de estar consciente de onde você está e por que ajudam, inclusive, a diminuir  a ansiedade. Praticar essa atenção plena faz com que você deixe de lado os pensamentos e sentimentos externos e todas as distrações e foque na situação presente. Durante o processo de organização das suas atividades, por exemplo, garanta que todo o seu esforço e foco esteja voltado para isso. Elimine tudo que possa tirar sua concentração e preste atenção a todos os processos da execução da tarefa.

Referências:
http://www.dummies.com/how-to/content/how-to-manage-time-by-prioritizing-daily-tasks.html
http://smallbusiness.foxbusiness.com/entrepreneurs/2013/12/16/expert-time-management-tips-for-busy-entrepreneurs/

http://maisps.com.br/blog/porque-ansiedade-e-estresse-tornam-voce-improdutivo/

gratis

crackedo

snaptube pc minecraft download pc Ativador Windows 10

free fire game download for pc

kinemaster download kinemaster kinemaster for pc

office 2013 crack vĩnh viễn office 2013 crack vĩnh viễn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×