Os dois minutos mais importantes da sua vida

Por Leo Babauta – Zenhabits.net

Dois minutos aqui e ali raramente importam muito ao longo de um dia, uma semana, uma vida.

Mas se você pudesse gastar dois minutos agora, talvez isso tivesse um impacto enorme em sua vida.

Eu vou acabar com o suspense: são dois minutos de meditação.

É extremamente simples: tome dois minutos do seu dia ocupado para sentar e se concentrar em sua respiração. Basta que, suavemente, você mantenha sua atenção em sua respiração, em como ela entra em seu corpo, e em como sai. Quando sua mente se distrair, volte suavemente à respiração.

É isso aí. Sem precisar de mantra, nem esvaziar a mente, nem sentar em uma posição de lótus perfeita, nem sala de meditação ou guru. Basta prestar atenção em sua respiração. Não é necessário empurrar seus pensamentos para longe, apenas volte.

Isso pode parecer simples demais para ser importante. E, na verdade, você não vai ter efeitos milagrosos após dois minutos de meditação. Você não vai alcançar o nirvana, nem ficar repentinamente calmo durante todo o dia.

Mas você provavelmente vai sentir um pouco mais de calma. Você terá criado um pequeno espaço de concentração em um mar de distração (ex. Facebook). Você terá aprendido a perceber quando seus pensamentos aleatórios tiram sua atenção, incitando-o a ir ver alguma coisa.

Este é um começo incrível. E se você fizer isso dois minutos amanhã, e no dia seguinte … de repente você terá algumas habilidades novas. Você pode criar um espaço entre seus pensamentos e incitações, e sua reação. Você irá criar uma pausa que pode curar o seu hábito de procrastinação.

E a melhor parte: apenas dois minutos por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×