O legado de Nelson Mandela

Nelson Mandela

Fato…

Em 2013 faleceu um dos maiores líderes que já fizeram parte da nossa história. Com muita perseverança, Nelson Mandela mudou o cenário político de um país e influenciou o mundo com suas ideias. Sua liderança era sinônimo de autenticidade, compromisso, domínio da comunicação e autoridade conquistada. Seriam essas características que você precisa também praticar para aumentar o seu poder de transformar?

Análise…

Mandela inspirava as pessoas a serem melhores através da grandeza de suas atitudes. Algumas merecem destaque especial, como a luta por seus ideais e a capacidade de perdoar.
Após anos de prisão, o presidente da época ofereceu a Mandela a oportunidade de voltar à liberdade, considerando que estava condenado à prisão perpétua, desde que cumprisse a lei e renunciasse às atividades “ilegais”. O líder recusou a oferta hipócrita, justamente por considerar que a liberdade nessas condições seria uma traição aos seus próprios valores.
Quando visitou a viúva do homem que foi o principal responsável pelo Apartheid, Mandela passou a mensagem do perdão. Além disso, após sair da prisão alegou estar trabalhando junto das mesmas pessoas que lutaram contra ele. Era o primeiro a dizer “vamos esquecer o passado e pensar no presente”. Considerava que, para quem estava tentando transformar a sociedade o perdão era natural, já que não havia tempo para retaliações.

Reflexão…

Para o mundo dos negócios, Nelson Mandela deixou três lições poderosas para líderes de todos os níveis, especialmente àqueles que aspiram liderar para o bem e criar valores duradouros.
Liderança não precisa de título – A essência da liderança é a capacidade de integrar, motivar e mobilizar os outros, não precisando, para isso, de um título ou uma posição de autoridade formal. Mandela exerceu influência mesmo durante o período em que esteve na prisão e, após deixar a presidência do país, sua influência continuou aumentando.
Colaborar para progredir – Em um mercado global cada vez mais em rede, afastar parceiros potenciais é um grande erro de estratégia. Ao invés disso, é necessário lutar cooperativamente pelos objetivos, já que a colaboração promove o aprendizado e o progresso, sendo uma característica eficaz da liderança do grande líder sul-africano.
O impossível é relativo – Mandela sempre defendeu o pensamento de que o que parece ser impossível só é impossível até que seja feito. Sua perseverança nos mostra que é preciso que pessoas de propósito tomem coragem para fazer o que é certo. Mandela nos ensina a comprometer nossa vida e liderança para impulsionar nossos sonhos. Vale a pena lutar por uma organização de grandes ideais, cuja equipe faz o que é certo mesmo quando ninguém está olhando.
Esse grande ser humano que marcou nossa história com sua passagem e que a equipe da PS acredita que será reverenciado e estudado ainda por muitas décadas, nos deixou lições valiosas. Nesse momento, destacamos sua mensagem de que o impossível é uma questão de opinião e que a grandeza de uma liderança não pode ser medida em dinheiro ou valor econômico, mas sim na quantidade de vidas que foram impactadas para o bem.

Referências:
http://www.inc.com/paul-schoemaker/what-made-nelson-mandela-such-a-great-leader.html?cid=readmore
http://www.inc.com/paul-schoemaker/what-made-mandela-a-transformational-leader.html?cid=home1
http://www.businessweek.com/articles/2013-12-12/the-leadership-lessons-of-nelson-mandela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×