A Meditação na Liderança – Entrevista

Atenção Plena

Para explicar melhor sobre as práticas que podem ajudar a aperfeiçoar a maneira como você lidera, convidamos o co-fundador da maisPS, Daniel Spinelli,  estudioso, professor de Inteligência Emocional e Mindfulness. Facilitador de aprendizagem e palestrante, fizemos uma entrevista em que ele relata a sua transformação a partir do momento que teve contato com a meditação e como essa descoberta impactou sua perspectiva para lidar com os desafios diários. 

 

  1. Daniel, para começar, você poderia compartilhar com a gente o que você, como empresário, palestrante e professor, o que fez nesses anos para aperfeiçoar a sua maneira de liderar? 

Acredito que esse aperfeiçoamento é uma busca diária, são muitas as oportunidades de se desenvolver como líder. Para mim, o autoconhecimento foi o caminho mais importante. Várias outras habilidades e hábitos surgem quando olhamos para dentro de nós mesmos. 

 

  1. E a meditação, como ela surge nesse contexto?

Há pouco mais de dez anos tive a oportunidade de implementar a meditação como um hábito diário. Isso começou como uma busca mais pessoal através de práticas de curta duração, cerca de 2 a 5 minutos por dia, depois fui percebendo os desafios dessa prática e fui intensificando, estudando mais a respeito, participei de retiros e aumentei o tempo e a frequência de prática.  

 

  1. Você poderia citar os principais benefícios que a meditação trouxe às suas relações profissionais e pessoais? 

Os principais benefícios que percebemos com a prática de meditação são internos, começamos a organizar melhor nossos pensamentos, mudar a nossa visão sobre a realidade que nos cerca e gerenciar melhor nossas emoções. Com isso, passamos a ser mais empáticos e ponderados com as pessoas, então começamos também a gerir melhor nossos relacionamentos. Respondemos às situações, inclusive de conflito e stress, com mais consciência. 

No caso de um líder, há algumas qualidades que são atribuídas a uma boa  liderança, as quais passam a ser mais naturais quando estamos trabalhando nossa atenção e a nossa qualidade de presença. 

 

  1. Como foi a sua experiência de implementar as práticas de mindfulness na sua empresa?

Essa é uma prática que eu recomendo a todas as empresas. No nosso caso, como eu ensino meditação e mindfulness, foi mais fácil, eu mesmo repassei para o pessoal que queria. Mas qualquer empresa pode disponibilizar ao seu pessoal essa prática. Já tive a oportunidade de introduzir várias equipes de empresas, inclusive de líderes, às práticas de mindfulness através de cursos e treinamentos. Os resultados foram incríveis e os feedbacks foram sempre muito positivos.  

 

  1. Como praticar e se dedicar no dia-a-dia, quando muitas outras atividades consomem todo o seu tempo? Você pode trazer exemplos e dicas?

Essa normalmente é a razão pela qual as pessoas adiam a implementação de novos hábitos de uma forma geral. Por exemplo, quando mesmo sabendo que fazer atividades físicas diariamente previne muitas doenças e traz bem-estar, nós lotamos a nossa agenda antes de definir claramente o horário em que nos exercitaremos naquele dia. Da mesma forma acontece com os novos hábitos relacionados aos cuidados com a mente, como, por exemplo, a prática de meditação de mindfulness. Se formos capazes de lembrar só alguns dos benefícios que essa prática gera, teremos mais chance de dar a devida prioridade e arrumar o tempo  necessário para tal. Dá para comparar com quando não temos tempo para trocar o óleo do carro: uma hora esse carro pode perder potência e dar defeito no motor;  no final, teria sido um investimento inteligente de tempo ter dedicado um par de horas para trocar o óleo. 

Quando levamos essa analogia para a liderança, vemos grandes profissionais de diversas áreas investindo um tempo diário para cuidar da sua mente e da sua capacidade de gerir melhor as emoções, isso faz com que essas pessoas se tornem muito mais assertivas, cultivem melhores relacionamentos e tomem melhores decisões.   

 

Veja aqui a primeira parte deste artigo –  A meditação na  liderança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atenção Plena
Autoconhecimento
maisPS

A Meditação na Liderança – Entrevista

Para explicar melhor sobre as práticas que podem ajudar a aperfeiçoar a maneira como você lidera, convidamos o co-fundador da maisPS, Daniel Spinelli,  estudioso, professor

Saiba mais

CURITIBA
(41) 3357-3537 | (41) 99225-4086
hello@maisps.com.br

SÃO PAULO
(11) 4680-3576
hello@maisps.com.br