Liderança Situacional

Qual é o melhor estilo de liderança que um líder eficaz pode adotar para desenvolver sua equipe? A resposta correta é: DEPENDE!

Um bom líder precisa ser capaz de adaptar seu estilo de liderança às exigências do ambiente, identificando o contexto e as diferentes capacidades e motivações dos seus liderados.

Sim, nós estamos falando sobre Liderança Situacional!

A teoria da Liderança Situacional sugere que não existe um único modo correto ou melhor para liderar as pessoas, mas sim que o estilo de liderança a ser adotado com indivíduos ou grupos depende do nível de maturidade dos mesmos.

Podemos dizer que o conceito de maturidade possui duas dimensões: maturidade de trabalho (capacidade) e maturidade psicológica (disposição).

A maturidade de trabalho refere-se ao conhecimento e à capacidade técnica que a pessoa tem para fazer alguma coisa. Um indivíduo com alta maturidade de trabalho em determinada área possui o conhecimento, a capacidade e a experiência requerida para executar certas tarefas sem necessidade de direção.

A maturidade psicológica refere-se à disposição ou motivação para fazer alguma coisa, englobando fatores como autoconfiança e empenho. Um indivíduo com alta maturidade psicológica em determinada área ou responsabilidade tem confiança em si mesmo, sente-se bem nesse aspecto do seu trabalho e não precisa de grande encorajamento para cumprir suas tarefas.

A maturidade das pessoas é uma questão de graduação e pode passar por quatro níveis: baixo, baixo a moderado, moderado a alto e alto. O estilo de liderança adequado a cada um dos níveis inclui a dosagem certa entre a quantidade de orientação e direção e a quantidade de apoio socioemocional que a maturidade de trabalho e psicológica do liderado exige. Dessa forma, é fundamental que o líder tenha flexibilidade e habilidade para adaptar o seu comportamento às necessidades dos seus liderados.

 

Saiba mais sobre esse conceito e sua aplicabilidade participando do nosso próximo Programa de Formação de Liderança:  http://pstreinamentoempresarial.com.br/formacao-de-lideranca-36h/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×