Liderança organizacional: 3 grandes lições que você não pode ignorar [Parte 2]

A liderança organizacional é uma tarefa desafiadora e, se você e um líder, provavelmente já passou por momentos em que se sentiu despreparado. No momento de desenvolver sua equipe, nada melhor do que contar com a dica de referências em liderança organizacional.

Agora vem a parte em que a gente te ajuda!

Pensando nisso, separamos 3 lições de grandes empreendedores do último século: Bernardo Hees, presidente da Heinz, Drew Dudley, fundador da Nuance Leadership Development Services e Alessandro Carlucci, presidente de uma importante rede de cosméticos.

Continue lendo e você conhecerá mais 3 lições de grandes referências em liderança organizacional. São elas:

  • Como fazer coisas legais na vida.
  • Não tenha medo do poder.
  • A única atitude que você não pode tomar [VOCÊ NÃO PODE IGNORAR ESSA].

Este artigo é a continuação de outro muito importante – veja as outras dicas aqui.

 

Liderança Organizacional: 3 lições de grandes referências no mercado atual

 

#3 Como fazer coisas legais na vida

“Qualquer pessoa que trabalhe duro e que tenha ética vai fazer coisas legais na sua vida.”. Bernardo Hess entende que a cultura de uma empresa e os valores que você transmite para seus colaboradores são capazes de revolucionar o negócio.

Algumas lições de Hess sobre liderança organizacional:

  • Defina metas claras.

“Se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve” (Lewis Carroll). Por isso, lembre-se de sempre detalhar com bastante clareza o que você deseja alcançar; dessa forma, você também saberá como orientar seus colaboradores e deixará claro quais resultados espera deles.

  • Dê feedbacks.

Depois de definir metas claras, você deve analisar o andamento dos resultados. Dessa forma, será possível mitigar falhas e desenvolver as pessoas de sua equipe, orientando-as e repassando seus conhecimentos. Ao ouvir e dar conselhos, nós atraímos para perto pessoas que querem o melhor para nós.

  • Tenha disciplina.

Sem disciplina, dificilmente você conseguirá avançar muito em sua carreira profissional. Ou, caso consiga, poderá se tornar uma pilha de nervos. Sem organização, gastamos muito mais tempo para realizar nossas tarefas. Lembre-se sempre que 20% dos seus esforços são responsáveis por 80% dos seus resultados.

 

#4 Não tenha medo do poder

“Enquanto tornarmos a liderança algo maior que nós, damos uma desculpa para não esperar isso a cada dia de nós mesmos.”. Drew Dudley acredita que liderança organizacional não é mudar o mundo. É muito mais do que isso, é mudar as pessoas.

Algumas lições de Dudley sobre liderança organizacional:

  • Valorize a liderança de todo dia.

Liderar não é enriquecer uma empresa, não é alcançar um alto cargo e não é mudar o mundo. Liderar é muito mais do que o posto que você assume quando está em seu ambiente de trabalho. Liderar é o conjunto de atitudes que temos no dia a dia, as pessoas que ajudamos, os pequenos atos de empatia.

  • Não se assuste com o poder

“Nosso maior medo não é o de sermos incapazes, nosso maior medo é descobrir que somos muito mais poderosos do que pensamos. Não existe nenhum mérito em diminuir nossos talentos apenas para que os outros não se sintam inseguros ao nosso lado.”. (Marianne Williamson).

 

#5 A única atitude que você não pode tomar

“Não abra mão dos seus propósitos. Fazer algo com que você não tem aderência é inadmissível.” Alessandro Carlucci, presidente da Natura, compreende que a única atitude que você não pode tomar é abrir mão dos seus valores.

Algumas lições do empreendedor sobre liderança organizacional:

  • Desenvolva os colaboradores.

Carlucci implementou workshops de sustentabilidade para seus colaboradores, onde promove a aprendizagem de conceitos e boas práticas para o desenvolvimento de um ambiente mais sustentável. A aprendizagem ativa faz parte do conceito de Andragogia, cada vez mais utilizado nas empresas.

  • Faça as perguntas certas.

Quando você não entende nada sobre um assunto, no lugar de ficar envergonhado, admita. E ainda mais, faça perguntas como “o que é isso?” ou “quem entende desse assunto e pode nos ajudar?”.

  • Coloque mais pessoas na sala.

Alinhado ao ensinamento anterior, jamais se superestime. Você não vai ser bom em tudo, mas sua equipe pode ser: cada um com sua especialidade. Ao juntar os conhecimentos, é possível alcançar resultados muito superiores aos que você alcançaria trabalhando sozinho!

 

Pessoas de sucesso são grandes referências e nós nos inspiramos nelas.

Você gostaria de alcançar o nível de maturidade e estratégia de liderança organizacional desses grandes empreendedores? A PS Treinamento pode te ajudar nessa caminhada: conheça nossas soluções para liderança.

 

Bibliografia:

BENNIS, Warren. A Formação do Líder. São Paulo: Atlas, 1996.

CARROLL, Lewis. Pensador Uol, Frases. Disponível em: <https://pensador.uol.com.br/frase/MTUxNTU5OA/>. Acesso em: 18 jan. 2017.

ORG, Na Prática. Bernardo Hees, Heinz – Como um chefe pode ajudar no crescimento do funcionário?. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=3dXuUweYM8M&t=19s>. Acesso em: 16 jan. 2017.

BRASIL, Abbott. TED – A liderança de todo dia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0sYaq-wAC08>. Acesso em: 13 jan. 2017.

ORG, Na Prática. Alessandro Carlucci: Qual conselho daria para quem quer mudar o Brasil para melhor?. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=N7MCHxJKkQE>. Acesso em: 20 jan. 2017.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×