Liderança introvertida x Liderança extrovertida

Você é uma pessoa introvertida ou extrovertida?

Em uma escala de 1 a 5, onde 1 significa ‘nada’ e 5 quer dizer ‘muito mesmo’, quão assertivo você é? E falador? Corajoso? Não reservado? Energético? Agora, some sua pontuação. Se o total tiver sido menos de 10 pontos, provavelmente você seja uma pessoa introvertida. Estudos mostram que os introvertidos compõem de um terço a metade da população.

Quem é quem

Pessoas extrovertidas tendem a pensar em voz alta e conseguem recarregar as energias através de estímulos externos, como interações pessoais, encontros sociais e compartilhamento de ideias. Os introvertidos, por sua vez, costumam não gostar muito de barulho e de grandes grupos; preferem construir relacionamentos confiáveis individualmente. Além disso, gostam de ter tempo para pensar antes de falar e são profundamente concentrados no trabalho.

Reflexão…

Mas como isso interfere no ambiente de trabalho, na interação e, até mesmo, na liderança de uma equipe? Uma pesquisa liderada por Francesca Gino, professora da Harvard Business School, sugere que essa resposta depende do perfil da equipe a ser liderada.

Líderes extrovertidos

Líderes extrovertidos são altamente eficazes quando conduzem uma equipe passiva, aumentando significativamente o desempenho da mesma, já que trazem a visão, a assertividade e a energia necessária para dar-lhe direcionamento.
Por outro lado, quando lideram uma equipe proativa, comumente apresentam uma significativa queda no desempenho. Segundo a pesquisa, líderes extrovertidos tendem a ser menos receptivos às sugestões dos funcionários e acabam até mesmo desencorajando-os a contribuir. São propensos a sentirem-se ameaçados quando a equipe tem a iniciativa de introduzir mudanças, novas visões e melhorias estratégicas, temendo que essas atitudes ‘roubem a cena’ ou desafiem seu domínio como líder.

Líderes introvertidos

Os líderes introvertidos podem ser menos eficientes que os extrovertidos quando lideram funcionários passivos. Porém, quando comandam uma equipe proativa tendem a apresentar um desempenho surpreendentemente superior, pois normalmente são ótimos ouvintes e levam em consideração as sugestões apresentadas pelos colaboradores.

Os resultados da pesquisa demonstram que líderes introvertidos tendem a ter mais habilidade para trazer o que há de melhor nas pessoas. Entretanto, muitas vezes não conseguem exercer todo o seu potencial devido à forma como o mercado está acostumado, onde geralmente se destaca quem fala mais, quem tem mais carisma e sociabilidade. Nesse cenário, os indivíduos introvertidos costumam sentir a necessidade de ajustar seu modo de ser, e essa adaptação muitas vezes acaba trazendo perdas tanto para eles quanto para a empresa.
Cabe aos RHs e gestores desses líderes uma revisão dos critérios que utilizam para avaliar e desenvolver lideranças, fazendo um exercício de ampliação das possibilidades e de quebra de mitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×