As habilidades que diferenciam os grandes líderes

Fato…

O maior segredo da liderança é que, na verdade, não existem segredos. O que se pode afirmar é que grandes líderes possuem algumas habilidades, muitas delas similares, que podem parecer inalcançáveis para muitas pessoas.

Análise…

A dica aqui é que essas habilidades são frutos de, entre outras coisas, muito trabalho árduo, perspectiva e experiência. Todos nós sabemos reconhecer uma grande liderança quando nos deparamos com ela, mas nem sempre percebemos ou buscamos reconhecer o que faz de alguém um grande líder.

Reflexão…

Mike Myatt, colaborador da revista Forbes, publicou em seu recente livro Hacking Leadership, o resultado de seus estudos sobre habilidades-chave que diferenciam grandes líderes de líderes medianos. Abaixo vamos listar cinco delas:
Definição de objetivo Grandes líderes têm um propósito claramente definido e são movidos pela paixão e ética de trabalho. Eles sabem que a base de uma cultura organizacional sustentável é formada por valores compartilhados, visão alinhada e objetivos comuns.
Em primeiro lugar, as pessoas Líderes não são nada sem as pessoas. Grandes líderes sabem disso e buscam ganhar confiança, respeito e lealdade da equipe. As pessoas podem ser vistas como seres humanos a serem desenvolvidos ou apenas capitais a serem aproveitados. Os melhores líderes escolhem sempre a primeira opção.
Conhecimento e aprendizado Grandes líderes conhecem bem a si mesmos e a organização, além de serem muito inteligentes emocionalmente. Eles valorizam a verdadeira escuta, que consiste em envolvimento e aprendizagem. São humildes e evitam a armadilha de viver presos na bolha de seu próprio pensamento, procurando compreender as ideias e opiniões de todos. Quem nunca está disposto a mudar sua mente garante apenas a falta de desenvolvimento.
Simplificar a complexidade A complexidade é inimiga de um líder e, por isso, grandes líderes buscam continuamente eliminá-la ou ao menos simplificá-la. A complexidade impede a inovação, retarda o desenvolvimento e impacta negativamente a cultura organizacional, sendo, portanto, ineficiente e ineficaz. Afinal, como já dizia Leonardo da Vinci, “a simplicidade é a sofisticação final”.
A força do “pessoal” – Alguns líderes ainda acreditam na frase “não é nada pessoal, é apenas um negócio”. Mas os melhores líderes entendem que não existe nada mais pessoal do que a liderança e procuram conhecer e cuidar de seus liderados. Ao contrário do que alguns pensam, eles sabem que a demonstração de empatia, bondade e compaixão não é uma fraqueza e sim a força máxima.
Um bom desempenho nunca é construído em cima dos outros, mas a partir da capacidade de envolver e engajar pessoas. Desenvolvimento, caráter e parceria são temas-chaves no processo de elevar ainda mais o seu nível de liderança. Pense nisso!

Quer saber mais sobre práticas e comportamentos essenciais para liderar pessoas e equipes?
Participe do nosso Programa de Formação de Liderança!
Mais informações em:
Nosso site:
Telefone: (41) 3357-3537
E-mail: corp@pstreinamentoempresarial.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×