Essência de um Líder

Essência de um Líder

Quando um executivo empresarial proclama que ele ou a sua organização são líderes, admito que sou cético e faço uma pergunta simples: “quem disse?”

A verdade é que as pessoas e empresas que pretendem ser líderes são, em grande parte, autodeclaradas.

Em sua excessiva busca por uma imaginária posição superior, líderes autodeclarados tendem a reduzir o significado da palavra Liderança. Eles lançam a palavra de modo tão exuberante que chegam a drenar sua credibilidade. Em análise, a alegação geralmente tem a solidez de um cubo de gelo em uma frigideira quente.

Qual é o mal?

Se todo mundo está liderando, onde estão os seguidores?

Na maior parte das vezes, reivindicações de liderança fazem parte de um mero exagero promocional. Teoricamente, não é possível para cada Tom, Dick e Harriet serem líderes, porque os líderes, por definição, precisam de seguidores.

A Avis entende isso. Na década de 60, a Hertz foi a líder indiscutível no ramo de aluguel de carros, ficando a Avis em segundo lugar. Um redator de publicidade brilhante viu que a empresa poderia aproveitar seu status de medalha de prata para confessar isso, acrescentando que, por eles serem o número 2, iriam se esforçar mais. O público respondeu bem à iniciativa e, como resultado, o slogan da Avis “We Try Harder” é visto como uma das campanhas publicitárias mais marcantes e cativantes de todos os tempos.

Além disso, o que é um líder? É suficiente ser apenas o maior ou o mais rentável, ou há mais do que isso?
Raramente as pessoas que nós vemos como líderes nascem dessa maneira, embora algumas tenham traços de personalidade, natos ou provenientes de circunstâncias, que tornam mais fácil o aprendizado das habilidades necessárias para se tornar um verdadeiro líder.

Os líderes são apaixonados por seus objetivos e têm o carisma necessário para contagiar outras pessoas com seu entusiasmo. Eles amam as pessoas, mas permanecem parcialmente distantes, acima da multidão. São baseados em resultados, mas compartilham o crédito abundantemente e se esforçam continuamente para melhorar seu produto, serviço ou caráter.

Em essência, ser um líder não é tanto o que você é, mas o que você faz. Um líder passa uma parte de cada dia lendo, aprendendo, pensando e inspirando-se.

Da mesma forma, as empresas que lideram são inovadoras. Elas estão fazendo hoje o que a indústria verá como prática comum em alguns anos.

Proclamar sua própria liderança é a ostentação vazia de um líder. O controle pode ser tomado, mas a liderança é dada para aqueles que seguem, voluntariamente, ansiosos para se envolverem em uma visão compartilhada, buscando melhorar uma empresa, indústria, país ou mundo.

Cuidado com a aplicação descuidada da palavra “Liderança” por você ou sua empresa. É um elogio melhor se dado por outros, e, uma vez afixado, impõe o fardo da prova ao longo da vida. A abordagem mais segura e honesta é evitar o uso do termo na publicidade. Os verdadeiros líderes são conhecidos por seus atos e pelo o que os outros dizem sobre eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×