O que é disrupção no ambiente de trabalho?

Em um dos nossos artigos anteriores falamos um pouco sobre a disrupção no ambiente de trabalho como o cenário que influencia nas competências da liderança digital. Você já ouviu falar sobre esse termo em algum momento do seu dia a dia?

A palavra disrupção vem sendo utilizada em grande escala no cenário de transformação pelo qual passamos e, muitas vezes, torna-se pesadelo para empresas e lideranças.

Mas afinal, qual é o significado de disrupção?

Disrupção surgiu do processo de mudança tecnológica que impactou tanto as empresas como os consumidores. Podemos falar sobre disrupção quando pensamos em um momento de grande ruptura e modificação do status quo, sabe?

A tecnologia é fator impulsionador da disrupção. Podemos pegar como exemplo de momento de ruptura a vinda dos aplicativos de mensagem instantânea. Há 10 anos atrás nos comunicávamos completamente diferente do que hoje e num futuro próximo, provavelmente, já aparecerão novas ferramentas incríveis a partir de novas tecnologias. Isso é disrupção.

E o que causa a disrupção no ambiente de trabalho?

Nem tudo é sobre tecnologia. No ambiente de trabalho encontramos um forte aliado do cenário de transformação: o fator humano. A capacidade das pessoas em lidar com os novos desafios é também impulsionadora da disrupção.

A mudança de mentalidade também é essencial, ver na disrupção uma oportunidade de crescer e não como um barreira para execução do trabalho.

Algumas consequências da disrupção no ambiente de trabalho

# Mudanças na forma como fazemos o trabalho

Você sente que o trabalho está em constante mudança? As atividades rotineiras possuem novas formas de serem feitas à todo momento. O ideal é manter a cabeça aberta para aprender sempre mais e aceitar novas ideias.

# Surgimento de novas profissões

As novas gerações que estão chegando têm uma nova forma de pensar e novas prioridades. A disrupção mudou a configuração do aprendizado e mudou também as demandas no mercado de trabalho, o que gerou o surgimento das novas profissões.

# Lideranças ultrapassadas

É notável uma frente de líderes em muitas empresas que não estão se adequando a essa nova fase nas organizações. O surgimento de novas ideias, a quebra a rígida hierarquia, a troca de informações, diversidade nas equipes de trabalho, entre outros. Se as lideranças não se adequarem às novas frentes com uma nova postura de trabalho, provavelmente a disrupção não irá se desenvolver dentro da organização.

Percebemos que liderança é um assunto importante quando pensamos em transformações no mundo do trabalho. Nosso próximo artigo abordará um pouco sobre a liderança moonshot. Já ouviu falar? Fique ligado(a)!

 

Quais são as competências da liderança na era digital?

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×