O que é disrupção no ambiente de trabalho?

Em um dos nossos artigos anteriores falamos um pouco sobre a disrupção no ambiente de trabalho como o cenário que influencia nas competências da liderança digital. Você já ouviu falar sobre esse termo em algum momento do seu dia a dia?

A palavra disrupção vem sendo utilizada em grande escala no cenário de transformação pelo qual passamos e, muitas vezes, torna-se pesadelo para empresas e lideranças.

Mas afinal, qual é o significado de disrupção?

Disrupção surgiu do processo de mudança tecnológica que impactou tanto as empresas como os consumidores. Podemos falar sobre disrupção quando pensamos em um momento de grande ruptura e modificação do status quo, sabe?

A tecnologia é fator impulsionador da disrupção. Podemos pegar como exemplo de momento de ruptura a vinda dos aplicativos de mensagem instantânea. Há 10 anos atrás nos comunicávamos completamente diferente do que hoje e num futuro próximo, provavelmente, já aparecerão novas ferramentas incríveis a partir de novas tecnologias. Isso é disrupção.

E o que causa a disrupção no ambiente de trabalho?

Nem tudo é sobre tecnologia. No ambiente de trabalho encontramos um forte aliado do cenário de transformação: o fator humano. A capacidade das pessoas em lidar com os novos desafios é também impulsionadora da disrupção.

A mudança de mentalidade também é essencial, ver na disrupção uma oportunidade de crescer e não como um barreira para execução do trabalho.

Algumas consequências da disrupção no ambiente de trabalho

# Mudanças na forma como fazemos o trabalho

Você sente que o trabalho está em constante mudança? As atividades rotineiras possuem novas formas de serem feitas à todo momento. O ideal é manter a cabeça aberta para aprender sempre mais e aceitar novas ideias.

# Surgimento de novas profissões

As novas gerações que estão chegando têm uma nova forma de pensar e novas prioridades. A disrupção mudou a configuração do aprendizado e mudou também as demandas no mercado de trabalho, o que gerou o surgimento das novas profissões.

# Lideranças ultrapassadas

É notável uma frente de líderes em muitas empresas que não estão se adequando a essa nova fase nas organizações. O surgimento de novas ideias, a quebra a rígida hierarquia, a troca de informações, diversidade nas equipes de trabalho, entre outros. Se as lideranças não se adequarem às novas frentes com uma nova postura de trabalho, provavelmente a disrupção não irá se desenvolver dentro da organização.

Percebemos que liderança é um assunto importante quando pensamos em transformações no mundo do trabalho. Nosso próximo artigo abordará um pouco sobre a liderança moonshot. Já ouviu falar? Fique ligado(a)!

 

http://pstreinamentoempresarial.com.br/quais-sao-as-competencias-da-lideranca-na-era-digital/

1 resposta em “O que é disrupção no ambiente de trabalho?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atenção Plena
Autoconhecimento
maisPS

A Meditação na Liderança – Entrevista

Para explicar melhor sobre as práticas que podem ajudar a aperfeiçoar a maneira como você lidera, convidamos o co-fundador da maisPS, Daniel Spinelli,  estudioso, professor

Saiba mais
Detox Digital
Autoconhecimento
maisPS

Detox Digital

Detox Digital Será possível? Em meio à correria do dia-a-dia para resolver nossos problemas profissionais, os problemas da família, e ainda lidar com um cenário

Saiba mais
Executiva meditando sobre a mesa
Liderança
maisPS

A meditação na liderança

O desenvolvimento da capacidade de gerir melhor as emoções, para quem ocupa cargos de liderança, torna-se cada vez mais fundamental. As competências técnicas e a

Saiba mais

CURITIBA
(41) 3357-3537 | (41) 99225-4086
hello@maisps.com.br

SÃO PAULO
(11) 4680-3576
hello@maisps.com.br