Detox Digital

Detox Digital

Detox Digital

Será possível?

Em meio à correria do dia-a-dia para resolver nossos problemas profissionais, os problemas da família, e ainda lidar com um cenário instável em que as interações digitais nos conectam aos outros, como equilibrar a tecnologia em nossa vida? Como separar os assuntos profissionais dos pessoais, sendo que muitas vezes utilizamos o mesmo aplicativo para ambos os assuntos?
Os estímulos durante um dia todo são inúmeros e cada vez mais as informações que recebemos impactam muito na nossa maneira de ver e viver o mundo à nossa volta.
Quantas vezes você lembrou de fazer alguma coisa no celular e, após alguns minutos verificando as atualizações e notificações, simplesmente esqueceu o que iria fazer?
Nós já estamos fazendo isso de maneira automática, como se estivéssemos programados a responder aos estímulos das redes sociais e grupos de aplicativos toda vez que há atualizações.
A você/SA publicou, em agosto de 2020, alguns sinais de atenção para que possamos identificar se há oportunidades de melhoria para nos relacionarmos de maneira mais saudável com a internet e com as redes sociais.

  • É impossível dormir com o celular longe do campo de visão, pois você precisa responder às mensagens mesmo se estiver dormindo.
  • Sente-se frustrado quando percebe que a bateria do celular está acabando e pode ser que ele tenha que ficar desligado por um período.
  • Prefere as interações digitais ao contato humano presencial.
  • Procura por novas informações e atualizações em qualquer oportunidade possível do dia.
  • Fica ansioso quando ouve que há uma nova notificação, mas não pode verificar o aparelho no mesmo momento.

 

Você se identifica com algum dos sinais que vimos acima?

A quantidade de horas que passamos em torno de um equipamento, seja ele móvel ou não, ultrapassa 8 horas diárias!
O Instituto Delete, que desde 2008 pesquisa o impacto das tecnologias do comportamento humano, defende o uso consciente das tecnologias e cita:
 “ A dependência digital não está diretamente relacionada ao tempo de conexão de uma pessoa aos seus dispositivos eletrônicos; mas sim ao nível de perda de controle na vida real, trazendo prejuízos nos campos profissional, familiar, afetiva ou social!”. 
Você sente que pode melhorar a sua qualidade de presença com as pessoas do seu convívio deixando um pouco de lado a tecnologia?
Trouxemos algumas ideias que podem ajudar a fazer um detox digital quando sentir que precisa “dar um tempo”:

  • Inicie o seu dia com uma  meditação e coloque seu celular no silencioso. Você tem uma oportunidade de iniciar o seu dia mais consciente e a fluidez dos pensamentos vão gerar estímulos internos que vão ocupar sua mente de maneira produtiva.
  • Evite mexer no celular algumas horas antes de dormir. Substituir a interação nas redes pela leitura de um livro pode acalmar a sua mente.
  • Pratique uma atividade física ou um hobbie que te faça relaxar, como fazer sua sobremesa predileta, assistir a um filme ou estudar um tema pelo qual você se interessa, com o celular desligado ou no modo avião. Focar no momento presente pode domar a sua ansiedade por atualizações.
  • Quando sentir que os pensamentos estão muito acelerados, coração batendo mais forte e falta de ar, é um sinal de que você está ansioso e precisar de um tempo de novos estímulos. Além de silenciar o celular, tente Parar, Respirar, Perceber, Ponderar para depois Responder a qualquer estímulo. PRPPR é uma ferramenta de gestão das emoções que pode te ajudar nos momentos desafiadores.
  • Experiencie um período sem celular ou com as notificações no silencioso para contemplar a natureza ou simplesmente não fazer nada.

Você acha que consegue implementar pelo menos uma das dicas acima?
Compartilhe  nos comentários a sua experiência e o que funcionou para você.
Precisa de mais dicas para desconectar? Implemente práticas diárias para manter o foco e concentração nas suas atividades. Conheça a Jornada da Inteligência Emocional,  5 módulos, totalizando 12 horas de conteúdo exclusivo 100% digital. Clique aqui e veja como

 

Fonte: https://vocesa.abril.com.br/carreira/9-dicas-para-se-desintoxicar-do-mundo-digital-e-aproveitar-o-dia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atenção Plena
Autoconhecimento
maisPS

A Meditação na Liderança – Entrevista

Para explicar melhor sobre as práticas que podem ajudar a aperfeiçoar a maneira como você lidera, convidamos o co-fundador da maisPS, Daniel Spinelli,  estudioso, professor

Saiba mais

CURITIBA
(41) 3357-3537 | (41) 99225-4086
hello@maisps.com.br

SÃO PAULO
(11) 4680-3576
hello@maisps.com.br