Comunicação eficaz para líderes

Fato…

Uma das características mais notáveis em grandes líderes é o poder da comunicação. Eles falam sobre seus objetivos envolvendo as emoções e aspirações dos ouvintes, pois sabem que só serão compreendidos, e até mesmo seguidos, se a mensagem for capaz de criar raízes profundas com o público.

Análise…

Paradoxalmente, grande parte dos problemas de uma organização ocorre devido a falhas na comunicação, o que ressalta a necessidade que muitos líderes empresariais têm de se tornarem bons comunicadores, visto que esta é uma habilidade fundamental para se atingir o sucesso.
O primeiro ponto em comum presente em pessoas que se comunicam excepcionalmente bem é a capacidade de adaptação e contextualização, além, é claro, de serem grandes ouvintes e astutas em suas observações. Essas pessoas têm a plena consciência de que uma mensagem não é sobre o mensageiro, e sim sobre o encontro da mensagem com as necessidades e expectativas daqueles com os quais a comunicação está sendo realizada.

Reflexão…

Para Mike Myatt, colaborador da revista Forbes, um líder pode aprimorar e amadurecer suas habilidades de comunicação buscando fazer com que em todas as suas interações estejam presentes os seguintes princípios:
Seja confiável – Quando os colaboradores sentem que o líder é digno de confiança, eles se dispõem a investir tempo e a correr riscos de um jeito que jamais fariam se o mesmo tivesse um caráter duvidoso. Além disso, há mais facilidade em se perdoar as falhas nas relações onde existe a confiança.
Seja pessoal – Quanto mais pessoal e envolvente uma conversa é, mais efetiva ela será. É preciso que dentro das organizações sejam cada vez mais frequentes as verdadeiras conversas organizacionais, pensadas como um diálogo e não como um monólogo. Há uma grande verdade no axioma: “As pessoas não se importam com o quanto você sabe, até que saibam o quanto você se importa”.
Seja claro – O tempo nunca foi tão precioso quanto nos dias de hoje, por isso é preciso que as mensagens sejam transmitidas de forma clara e concisa, eliminando tudo o que possa haver de supérfluo e complexo em uma comunicação.
Busque contribuir mais do que ganhar – Além de terem um grande poder de observação, os bons comunicadores também têm uma excelente capacidade de adaptação, podendo alinhar suas ideias e expectativas às aspirações do ouvinte. O segredo é sempre entrar em cada interação com o coração aberto, buscando muito mais contribuir do que ganhar.

Para conhecer outros princípios da comunicação eficaz, participe das nossas próximas turmas de Formação de Liderança.

Informações:
Site:
Telefone: (41) 3357-3537
E-mail: corp@pstreinamentoempresarial.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×