As coisas mais difíceis muitas vezes são as mais importantes

As coisas mais difíceis muitas vezes são as mais importantes

Por Leo Babauta – Zenhabits.net

Já tentei vários tipos de exercício, mas de longe, o mais eficaz em termos de resultados pelo tempo gasto é o levantamento de peso.

A cada 10-15 minutos levantando uma barra carregada com pesos, eu fico com um físico melhor, uma saúde melhor, mais força e músculo e menos gordura corporal.

Eu acredito que o método do levantamento de peso – erguer a barra pesada, mas por períodos curtos – funciona para muitas coisas na vida. De produtividade a relacionamentos, finanças, perda de peso e crescimento do negócio.

Eu aprendi que em muitas outras áreas, o que é mais pesado e que as pessoas evitam, é o que mais importa. É o que é mais eficaz.
Vou dar alguns exemplos:

• Produtividade: Se você tem uma longa lista de tarefas a realizar, você pode perder tempo verificando sites, processando seus e-mails, fazendo várias tarefas fáceis, correndo de uma reunião para outra… e a maioria das pessoas faz isso. Mas nessa lista provavelmente há cerca de 3 coisas realmente difíceis que você está evitando. Essas são, possivelmente, as coisas mais importantes da lista, e se você colocar todo o resto para fora por um instante para se concentrar em uma dessas atividades, e depois na próxima, você vai ver um mundo de diferença. Você estará fazendo menos coisas, mas você vai ser muito mais eficaz. As tarefas difíceis que você evita são, geralmente, as que mais importam.

• Perda de peso: As pessoas fazem um monte de besteira para perder peso. Dietas, exercícios estranhos, shakes, saladas, etc. Mas, na verdade, apenas algumas coisas importam e, de longe, a mais importante é a dieta de baixa caloria. A melhor maneira de fazê-la é comendo alimentos integrais, como proteína magra, vegetais sem amido e uma pequena quantidade de grãos integrais. Eu gostaria de acrescentar algum exercício de peso, para que você não perca músculo. Isso é muito simples, mas as pessoas não fazem, porque aderir a uma dieta saudável de baixa caloria é difícil. Isso significa abrir mão de todos os lanches, todos os doces e frituras que você está acostumado a se perdoar. Significa encontrar outras maneiras de confortar a si mesmo que não seja através de alimentos e bebidas.

• Relacionamentos: A construção de um relacionamento nem sempre é fácil, porque ao mesmo tempo em que é divertido sair com alguém quando as coisas estão indo bem, é muito difícil quando há um conflito. Assim, quando se trata de relacionamento, ter uma conversa difícil é, muitas vezes, a coisa mais importante que você tem a fazer em certos momentos. E isso é difícil porque é desconfortável, então as pessoas evitam. Isso só piora as coisas. Faça o trabalho pesado e tenha uma conversa difícil. Mas não tente fazê-la para provar que está certo, nem para “ganhar”. É preciso encontrar uma solução em que ambos fiquem felizes.

• Crescimento nos negócios: Existem muitas coisas que você pode fazer para desenvolver seu negócio (ou sua carreira), mas, normalmente, há 1 ou 2 coisas que você pode fazer que são difíceis, mas eficazes. Para mim, é escrever artigos úteis que ajudem a mudar a vida das pessoas. Para a empresa de cupcakes da minha filha de 14 anos é o aperfeiçoamento das receitas até que elas fiquem maravilhosamente boas. Essas coisas exigem trabalho pesado e nós as evitamos. Fazemos todas as coisas menores e achamos que estamos ajudando nosso negócio. Mas, na verdade, iríamos ajudar mais se estivéssemos dedicando nosso tempo ao trabalho duro, eficaz e importante.

• Finanças: Como melhorar suas finanças? Gaste menos, ganhe mais, invista. Pague suas contas em dia para evitar pagar taxas e juros. Essas são as coisas mais importantes, mas não são sempre fáceis. Então, as pessoas as anulam. Mas se você passar uma hora encontrando maneiras de reduzir seus gastos (parar de gastar com compras ou entretenimento) pode fazer uma grande diferença. Se você gasta 20 minutos criando uma poupança automática (ou fazendo um investimento), você pode fazer uma grande diferença. Se você separa 30 minutos para pagar suas contas e automatizá-las para o futuro, você se livra de muitas dores de cabeça.

• Consciência: Muita gente quer viver uma vida mais consciente e eu os encorajo porque uma das melhores coisas que eu faço é o desenvolvimento de consciência. Mas eles não querem meditar. E, no entanto, alguns minutos por dia de meditação (10 ou 20 minutos) faz uma enorme diferença.

Agora, imagine que você pega o seu dia, que tem tempo limitado, e para de fazer todas as coisas pequenas.

Imagine você focado nos afazeres duros e eficazes. Você poderia passar 10 minutos meditando e uma hora fazendo as tarefas importantes e rígidas que contribuem para o desenvolvimento da sua carreira ou negócio. Mais 20 minutos em uma conversa difícil e outros 20 melhorando suas finanças. Outros 30 fazendo duas séries de levantamento de peso. Mais 30 minutos preparando os alimentos integrais para as refeições do seu dia.
Tudo isso ocupa menos de 3 horas do seu dia e você melhora sua produtividade, seu negócio, suas finanças, relacionamento, consciência, saúde e aparência.
Você teria tempo de sobra para as outras coisas. Manter o foco sobre esses itens em primeiro lugar pode lhe trazer enormes recompensas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×