Criatividade e inovação: segredos para uma carreira de sucesso no futuro

 

Você já parou para pensar sobre o futuro do mercado de trabalho? “90% do trabalho feito atualmente por humanos será realizado por robôs em poucos anos”, foi o que afirmou Larry Page, presidente e cofundador do Google, no fim de 2014, em entrevista ao jornal americano The Financial Times.

Como você enxerga sua carreira inserida neste cenário?

A edição de março de 2015 da Revista Você S/A expõe a opinião dos professores do MIT Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee, trazendo um pouco de alívio a essa dura transformação.

No livro The SecondMachine Age: Work, ProgressandProsperity in a Time ofBrilliant Technologies (“A Segunda era das máquinas: trabalho, progresso e prosperidade em um tempo de tecnologias brilhantes”, em uma tradução livre) os professores explicam que há sim motivos para se preocupar.

As conquistas das áreas de informática e inteligência artificial vêm aumentando muito nos últimos anos, fazendo com que máquinas comecem a ocupar “terrenos” antes considerados de domínio exclusivamente humano. São os casos, por exemplo, dos carros autônomos do Google, do robô Watson da IBM ou da assistente pessoal Siri, da Apple.

Qualquer projeção sobre a capacidade das máquinas pode estar subestimada, o que temimpacto direto sobre a mão de obra humana.

A solução para sua carreira está….bem aí, dentro de você!

A boa notícia é que os professores encontraram em todos os casos que estudaram certas atividades que os robôs ainda não fazem – e provavelmente não farão: “nunca vimos uma máquina verdadeiramente criativa, ou uma empreendedora, ou uma inovadora. Já vimos software capaz de escrever textos com rimas, mas nenhum capaz de escrever poemas de verdade”, contam.

Ou seja, dificilmente as máquinas irão conseguir criar, inovarou ter novas ideias.A capacidade de pensar, entender e considerar emoções e a capacidade de sentir emoções e considerá-las na hora de criar, decidir e liderar provavelmente sejam sempre exclusivamente humanas.

Além disso, as máquinas podem ser responsáveis pelo aceleramento de muitos projetos e atividades, mas ainda não têm a capacidade (e supostamente não terão) de gerenciá-los e direcioná-los sozinhas.

Então, comece a explorar desde já o seu potencial criativo e inovador. As carreiras mais estáveis e bem-sucedidas do futuro serão aquelas que, além de se integrarem muito bem com as novas tecnologias, deterão uma originalidade impossível de ser alcançada ou imitada por qualquer máquina!

 

Esse post foi útil para você? Curta, comente e compartilhe; ajude-nos a espalhar essa mensagem.

 

Um forte abraço,

Equipe PS Treinamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×