ATD (Association for Talent Development) 2015 – PS Treinamento Report

Por Daniel Spinelli

Diretamente da maior conferência mundial de desenvolvimento talentos (ATD), com mais de 10.000 participantes de diversos países, nosso consultor e diretor Daniel Spinelli traz suas percepções e aprendizados:

Nós não podemos continuar a fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes, isso já foi caracterizado como uma boa definição de insanidade. Se estamos diante de um determinado conjunto de necessidade de respostas – as quais no Brasil atualmente estão muito relacionadas com a capacidade de gerir mudanças em ambientes desafiadores e de recursos limitados – é necessário agir com a mesma intensidade, criatividade e visão que é demandada dos mais altos líderes da organização.

A conferência e exposição da ATD 2015, uma das maiores do mundo em desenvolvimento de talentos, reuniu mais de 10 mil profissionais dos 7 continentes. Nas sessões e nas ricas trocas de experiências era interessante identificar os pontos comuns, aqueles desafios que às vezes pensamos serem apenas da nossa organização ou do nosso país, mas que estão, na verdade, presentes globalmente no mundo das organizações.

As mudanças globais e como elas estão impactando a forma como se pensa e realiza desenvolvimento de pessoas estavam entre os principais temas das principais sessões e discussões das quais participei. Seguem algumas delas:

  • O comportamento das novas gerações – em especial a “millenials”– e o impacto que isso está causando na forma de contratar, motivar e reter.
  • As novas tecnologias e como elas estão afetando a vida das pessoas e a forma como se comunicam e aprendem.
  • As transformações econômicas e de mercado globais que estão fazendo as empresas precisarem rever seus posicionamentos cada vez mais frequentemente e implementar mudanças cada vez mais importantes e rápidas. Essa situação faz com que a capacidade de liderar mudanças e inovar se torne uma questão de sobrevivência.
  • A necessidade de desenvolver talentos de forma conectada com as atuais demandas organizacionais e com métodos e abordagens coerentes com o novo modelo mental dos profissionais de hoje. Há uma necessidade eminente de atualizar a forma como se treina e desenvolve pessoas e organizações.

Lições de casa

Não tem como vir a um evento deste e não sair com uma lista de coisas para fazer. São muitas oportunidades de aprendizado, network e parcerias. Minha lista é enorme, mas quero compartilhar aqui alguns itens fundamentais:

  • Aumentar a integração do tema “busca por significado”. O tão sonhado equilíbrio “vida e trabalho” ainda é um paradoxo global, e justamente por isso é fundamental que o profissional veja significado no que está fazendo.
  • Liderar é um desafio que precisa ser revisado constantemente. Liderar hoje demanda competências relacionais e uma compreensão sobre aspectos motivacionais muito maiores do que no passado.
  • O novo paradoxo da aprendizagem – e isso serve também para a educação formal – é: menos conteúdo e mais habilidade de encontrá-lo. Para isso, objetivos claros e autodisciplina são fundamentais.
  • Protagonizar hoje demanda, antes de tudo, autoconhecimento e capacidade de liderar a si mesmo.

Se o poder de realização está amplificado pelas tecnologias, as boas iniciativas que podem de fato causar um efeito positivo na sociedade podem também se beneficiar e ganhar alcance e impacto em níveis que antes eram apenas um sonho distante.

A participação no ATD Conference 2015 me energizou e motivou a continuar dedicando minha melhor energia e capacidade para o desenvolvimento do trabalho que temos feito com líderes e equipes nos últimos 16 anos. Encontrar pessoas com o mesmo propósito, e mentes cujos brilhos alcançam muitas nações, me fez acreditar ainda mais na força invisível que é gerada por uma comunidade global de pessoas que contribuem, cada uma a sua forma, com a caminhada da humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×