Alto nível de stress? Separamos 4 dicas imbatíveis para ajudá-lo

Ao assumir um cargo de liderança, o que esperamos é contribuir para o crescimento da empresa. Com o aumento da pressão e da responsabilidade, o nível de stress pode subir e eventualmente levar a erros graves.

Não é raro ver líderes que estão no topo despencarem, e a verdade é que isso pode acontecer com qualquer um de nós. Steven Mundahl, autor de A Alquimia da Liderança Autêntica, diz que “empresários e outros em posição de liderança são particularmente vulneráveis, por causa das tensões que vêm com a responsabilidade”.

Para buscar um caminho mais certeiro e saudável é necessário ficar alerta aos sinais sutis de quando as coisas não vão bem.

4 sintomas do alto nível de stress

#1 A diminuição da emoção e da paixão pelo negócio, já que os altos da atração desaparecem depois de algum tempo, geralmente cerca de dois anos.

#2 Também acontece de alguns líderes se sentirem merecedores de tratamento diferenciado, por acreditarem que trabalham demais, que são mais espertos ou que estão acima da lei.

#3 Outro sinal é tentar se autoconvencer a fazer alguma coisa indevida, porque “ninguém vai ficar sabendo”.

#4 Assim como não considerar todas as consequências da sua ação, inclusive as piores.

Os padrões cerebrais humanos saem do normal quando passam por picos de tensão, o que faz com que as pessoas ajam por impulso a acabem não tomando as melhores decisões.

Como evitar os erros cometidos devido ao alto nível de stress

Para evitar que esses sinais evoluam, tente incorporar essas dicas no seu dia a dia:

#1 Não deixe a emoção acabar

Crie maneiras de apimentar as coisas, de sair da rotina, como por exemplo, tirar férias, criar novos projetos ou novas formas de diversão dentro da empresa.

#2 Tenha humildade e autoconhecimento

O autoconhecimento é a melhor maneira de evitar o sentimento de merecimento.
Ouça a consciência – quando quiser fazer alguma coisa indevida por ninguém estar olhando, escute sua consciência.

#3 Considere todas as consequências

É muito importante considerar a pior e a melhor coisa que pode acontecer com a tomada de alguma ação, ou com a ausência desta. Refletir e considerar essas possibilidades podem lhe ajudar a tomar a decisão certa.

Bônus

Além dessas dicas, lembre-se que o stress pode ser amenizado quando você está com a saúde em dia, dormindo o suficiente, mantendo uma alimentação saudável e praticando exercícios físicos. Mesmo assim, quando surgirem os picos de tensão, procure fazer uma pausa e respirar profundamente. Isso o ajudará a recuperar o equilíbrio emocional.

Você gostaria de aumentar sua produtividade?

Leia este artigo sobre…

Referência:

http://www.inc.com/minda-zetlin/how-great-leaders-stay-on-top.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×